Voltar a estudar. Porque não?

 

Nós sabemos que cérebro ativado funciona melhor. O impacto da Melhor Idade faz com que alteremos os hábitos de vida e rotinas diárias. Dentre as mudanças decorrentes do envelhecimento, está a dificuldade de memorização. Leituras, conversas, jogos e palavras cruzadas são potentes estímulos para os neurônios. Mas, nossa capacidade cognitiva vai muito alem de simples jogos de passa-tempo.

Atentas a realidade do idoso do século XXI, diversas faculdades oferecem cursos muito interessantes de atualização cultural. História, Teoria de Políticas de Comunicação, intimidade com a era virtual são uns dos cursos que integram os maduros no convívio sócio cultural com naturalidade.

Foto: Divulgação

Claro que existem desafios a serem enfrentados. A perda de confiança na capacidade de aprendizado, a mudança de rotina e mesmo o desconforto inicial de adaptação com colegas jovens. Mas, nada que mereça servir de impedimento para deixarmos de aproveitar a chance de nos enriquecermos e, sobretudo de manter nossas mentes ativas. E na verdade, vencer um desafio sempre é muito satisfatório. Ainda por cima quando esta vitória nos leva ao enorme prazer de participar ativamente da evolução do mundo. 

A nossa turma tem recebido uma enxurrada de ofertas de cursos voltados para alunos com mais de 50 anos.  Mas, Universidade Aberta A Terceira idade é a denominação oficial. 

Todos costumam ter a duração de dois a três anos e que pode provocar uma guinada na sua vida. Muitos cursos se iniciam em Agosto.

Foto: Divulgação

 

Assim, fornecemos sugestões para que seja dado o primeiro passo:

 

Universidade Aberta à Maturidade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Local para inscrições: Rua João Ramalho, 182, Perdizes, São Paulo, Capital, Informações Tel.(11) 3670-3300, de 2ª à 6ª, no horário comercial ou Tel. (11) 3124.9600. 

O curso visa oferecer ao participante a oportunidade de envolvimento como agente social em processos de comunicação marcados e dinamizados pelas novas tecnologias. Está organizado em três módulos: História, Teorias e Políticas da Comunicação. Cada módulo tem duração de 15 dias, em tempo integral, com aulas teóricas (matutino), práticas (vespertino) e disciplinas metodológicas de pesquisa científica (aos sábados). 

As disciplinas práticas estão dispostas em seis laboratórios (jornal impresso, rádio, televisão, teatro, vídeo e internet ou publicidade), que possibilitam ao participante maior interação e domínio das técnicas com a produção de jornal impresso, programas de rádio, peças publicitárias, vídeos e sites.

 

Universidade Sênior Sant’Anna, do Centro Universitário Sant’Anna- UNISANT’ANNA – São Paulo 

Este programa de educação permanente funciona como um curso de extensão cultural universitária dentro do Centro Universitário Sant´Anna. O curso é direcionado as pessoas com 40 anos ou mais, interessadas em atualizar e reciclar seus conhecimentos de forma alegre e descontraída, a fim de entrar em sintonia com os principais fatos e acontecimentos do mundo atual. 

Local para inscrições: R. Voluntários da Pátria, 498, Santana, São Paulo, Capital, Informações Tel. (11) 2175-8000, de 2ª à 6ª feira, das 14 às 21 h e aos sábados das 9h às 12h.

 

Universidade Aberta a Melhor Idade

A inserção do idoso no contexto acadêmico é uma das funções sociais da Universidade Pública. Informações sobre programação consultem a unidade de sua preferência.

Pró-Reitoria de Extensão Universitária – Rua Quirino de Andrade, 215.

Coordenadora: Maria Cândida Soares Del Masso
Fones: (11) 5627 0397

Objetivos: Desenvolver atividades, considerando as perspectivas da educação continuada e a necessidade de estimular o resgate da cidadania.

Estrutura organizacional

O curso é desenvolvido em dois períodos letivos, que além do Mural Cultural, realizado às últimas quintas-feiras de cada mês, tem como programação constante atividades culturais e de lazer, envolvendo excursões e visitas a museus, fazendas e instituições congêneres.

 

FAMA – Faculdade Aberta para a Maturidade Ativa

Tem um projeto avançado que vai colocar você em contato com especialistas no campo do envelhecimento humano, proporcionando um convívio saudável e harmonioso com colegas, professores e Instituição.

Endereço: Rua Desembargador Bandeira de Melo, 429 – Santo Amaro Capital/Cidade: São Paulo – Telefone principal: (11)5521-8561 11- 96150430.

 

FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)

O curso da Melhor Idade é uma oportunidade de mostrar e resgatar a importância da qualidade de vida e o valor social dos alunos e apresentam a importância da inclusão digital e o acesso à internet, assuntos frequentes e destacados na atual sociedade.

Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – (11) 21398500

 

Universidade São Judas – Curso “Universidade Aberta à Maturidade”

Buscando propiciar atualização científico-cultural e integração social e inter-racional, num espaço privilegiado, no segundo semestre de 2012 teremos, como sempre, um curso diferenciado, capaz de oferecer aquisição de conhecimentos compatíveis com as demandas do mundo atual, com o ambiente e com a convivência voltada ao bem-estar psicossocial e à melhor qualidade de vida na maturidade. Além dos módulos fixos, oferecemos atividades extraclasses, eventos especiais e informática. Informações: (11) 2799-1677.

 

 

Adicionar comentário