Você acredita que já viveu antes?

 

“O reviver é um fato, os vivos provêm dos mortos, as almas dos mortos existem” – Platão, filósofo grego, quinto século AC, citando Sócrates”

Você já se perguntou quem realmente é? Alguma vez achou que viveu antes? Você não é o único. Desde tempos imemoriais, como mostra a assertiva inicial, pessoas de todas as culturas se fizeram essa pergunta. Em busca de respostas, alguns passaram a acreditar em reencarnação, ou seja, a ideia de que, quando alguém morre, uma “alma” invisível abandona o corpo e renasce em outro, em uma ou mais existências sucessivas.

Embora alguns fiquem satisfeitos com essa crença, como podemos saber se ela é verdadeira? De onde veio essa ideia?

De acordo com historiadores, a crença na imortalidade da alma humana já existia entre os habitantes da antiga Babilônia, uma cidade fundada no final do terceiro milênio antes de Cristo. Para os babilônios a morte era a passagem para outro tipo de vida, na perpetuidade da existência em alguma forma.

Ensinos sobre a transmigração e o renascimento da alma se desenvolveram em outras partes do mundo antigo. Filósofos indianos formularam um complexo sistema de crenças em torno de um ciclo de renascimentos, com base numa lei de causa e efeito, ou carma.

Atualmente, em países ocidentais, tem surgido um interesse cada vez maior na reencarnação. Celebridades e muitos jovens ficam fascinados com práticas e conceitos reigiosos orientais. Inúmeros livros e sites tentam explicar o significado de experiências em supostas vidas anteriores sendo cada vez mais popular a chamada terapia de regressão a vidas passadas. Através da hipnose tenta-se explorar essas supostas situações a fim de entender o comportamento das pessoas e suas personalidades.

Foto: Divulgação

Será que é verdade? O funcionamento da mente humana, incluindo o subconsciente e os efeitos de medicamentos ou experiências trumáticas ainda não são totalmente entendidos. Sonhos e eventos imaginados que se baseiam na enorme quantidade de informações guardadas no cérebro podem ser tão vívidos que parecem reais.

O desejo natural de viver e de saber sobre o futuro faz parte da natureza humana. Até mesmo a Bíblia cita que o Criador “pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”.

O que você, Amante da Vida pensa a respeito? Que tal começarmos uma enquete? Deixe anotada sua opinião – pergunte a seus amigos e conhecidos quais as idéias que têm a esse respeito? À medida em que forem copiladas as respostas, será publicado o resultado da enquete. Você acredita em reencarnação?

 

Comentário 1

  • iolanda08/12/2013 em 08:50

    Sim,acredito.As religiões pregam que Deus é bom.Quando criança perguntava-me porque alguém nascia cego,deficiente…Hoje frequento uma escola de meditação-Brahma Kumaris-onde entendi que Deus não tem culpa do que de ruim acontece conosco.São consequência de nossas escolhas.Cada nascimento é uma oportunidade de aprendizagem.Uma chance de eliminarmos carmas negativos.

  • Adicionar comentário