Vaselina e suas utilidades em tarefas domésticas

A vaselina é muito útil em tarefas domésticas. Veja como utiliza-la!

Nossa Colunista Maria Eugenia Cerqueira em sua apresentação do Programa Mulheres na TV Gazeta (dia 15/07) traz sempre novidades super interessantes. Com seu charme envolvente, ela dribla os produtos comercializados e desta vez a “queridinha” foi a simples vaselina. Apesar de todo seu humor, as dicas só são apresentadas por ela depois de fortemente comprovados os resultados. Assim, podem confiar nas dicas e no uso da VASELINA.

Remove a cera dos castiçais:

Velas coloridas são muito bonitas, mas os respingos nos castiçais são difíceis de tirar. Por isso, passe um pouco de vaselina por dentro dos suportes antes de colocar as velas – a parafina não grudará, o que vai facilitar o trabalho.

Retira chicletes da madeira:

Achou um chiclete embaixo da sua cadeira? Não esquente e passe um pouco de vaselina nele e esfregue até que se desintegre e dessa forma saia direitinho. 

Afasta as formigas da panela de água e comida dos cachorro:

Se seu cão não sonha em ser um tamanduá, passe vaselina em volta das vasilhas, assim as formigas não tentarão invadi-las. 

Lustra os sapatos e bolsas de verniz:

Estes artigos em couro ganham um novo brilho (e duradouro) depois que polidos com vaselina. 

Prolonga a vida do perfume:

Você escolheu uma fragrância para usar à noite e quer que ela perdure? Sem neuras, esfregue um pouco de vaselina no pulso, borrife o perfume e desse modo você pode dançar a noite inteira sem perder o cheirinho.

Evita que a lâmpada emperre:

Lembre-se de aplicar vaselina na base da lâmpada antes de enroscá-la no encaixe (sugestão especialmente útil para lâmpadas externas), desse modo elas não se partirão soltando o vidro da parte metálica quando tiverem que ser trocadas.

Remove marcas de água da madeira:

Para dar sumiço nas manchas de água de copos depois de uma festa, cubra o local com vaselina e deixe de um dia para o outro. De manhã, limpe a vaselina e do mesmo modo a mancha também sumirá. 

Protege o cromado guardado:

Qualquer objeto que for guardado por muito tempo sem uso, se revestidos com vaselina, não estarão enferrujados quando forem reutilizados. 

Para vedar o desentupidor:

Antes de usá-lo para desobstruir o vaso sanitário, aplique um pouco de vaselina em torno da borda para melhorar a vedação.

 

Comentários 17

  • Luciana05/07/2014 em 22:02

    Boa Noite, Maria Eugenia, tudo bem??? Parabéns por suas pautas no programa mulheres, gosto muito… Gostaria de saber como limpar mancha branca de roupa de veludo preto que ficou guardada… já lavei e não saiu… obrigada, bjs!!!

  • rosemeri27/05/2014 em 11:23

    bom dia! Como tirar mancha de maquiagem da roupa? Grata

  • claudia28/08/2013 em 21:53

    Boa tarde!!! Manchei minha pia de marmore preta com acido muriatico, ela ficou esbranquiçada, existe alguma solução para tirar a mancha?…obrigada!!!

  • Sonia RLSilva21/07/2013 em 19:52

    Maria Eugênia, adoro suas dicas. Preciso de sua ajuda!Uso há 18 anos uma lava roupas Brastemp, para 6 ou 8kg (não sei bem)e notei há alguns anos que após o último enxague das roupas, a água continua saindo esbranquiçada, ou seja, com sabão. Não coloco a medida que vem nas embalagens dos sabões, porque parece são para máquinas de 12 kg. Está correto? Como a minha é antiga e para menos quilos, coloco bem menos são. Há um ano, troquei o sabão em pó, pelo líquido, e uso a tampa do mesmo como medida, mas só “um dedo na horizontal” do sabão. Como sinto coceiras com roupas com sabão, acabo fazendo VÁRIAS lavagens, na máquina, retornando o ciclo de enxague várias vezes. Existe alguma dica sobre isso, ou tenho que continuar com essa rotina nada prática e ficar na frente da máquina, para refazer os enxagues? Agradeço o retorno, beijos e parabéns pela sua participação no programa da Catia!

  • crisstina21/07/2013 em 17:47

    como tirar manchas de box de banheiro em vidro
    e em acrílico? Os armários da cozinha são brancos porem estão amarelados,já usei alguns produtos de limpeza e não resolve. Voce tem alguma técnica milagrosa?
    A cerâmica do chão é branca e estão com umas manchas pretas já usei vários produtos e não sai,será que você tem uma solução?
    Agradeço muito suas dicas pois já usei varias e com resultados.Aguardo retorno Obrigado
    Cristina

  • marilia teresinha rodrigues20/07/2013 em 07:44

    Bom dia! Gostaria de saber. onde eu encontro agua oxigenada, que você mostrou no Mulheres, para clarear roupa , etc. Gostaria de saber o dia que passou esse programa na Cátia. Obrigada

  • LEONINA17/07/2013 em 19:38

    Gostaria de saber como que faço para tirar mancha da sola de tênis do piso. Grata

  • marcialuseixas@hotmail.com17/07/2013 em 11:12

    Gostaríamos de adquirir o livro portanto nos envie valor e forma de pagamento.
    Rotina com purpurina.

  • Silvia Pereira16/07/2013 em 23:04

    Gostaria de saber onde encontrar o livro da Maria Eugênia. Ela tem dicas geniais.
    Muito obrigada,

  • Marion Saraiva16/07/2013 em 21:02

    Olá, onde eu encontro todas as suas dicas de progaramas anteriores?

    grata,

  • Izabel Nunes da Silva16/07/2013 em 19:50

    Boa Noite?

    Por gentileza, gostaria de saber como e onde encontrar o livro da Maria Eugênia. Grata, abraços

    Izabel

    • Maria Eugenia05/08/2013 em 19:45

      O livro foi editado pela Nobel – pode ser adquirido através do site da própria Nobel ou nas livrarias da rede de mesmo nome. Beijos Maria Eugenia

  • simone16/07/2013 em 16:05

    Gostaria de saber onde encontrar o livro da MARIA EUGENIA, espero resposta… desde já AGRADEÇO!!!!!

    • Maria Eugenia05/08/2013 em 19:44

      O livro foi editado pela Nobel – pode ser adquirido através do site da própria Nobel ou nas livrarias da rede de mesmo nome. Beijos Maria Eugenia

  • Vera16/07/2013 em 12:07

    Como tirar mancha de super bondar de vestido de seda e esmalte de tecido. Muito obrigada, bjs

    • Maria Eugenia05/08/2013 em 19:41

      Vera, boa nooite. Infelizmente o super bonder da seda não sai. O esmalte, voce tira com removedor de esmalte sem acetona que vc compra em lojas de produtos para cabeleireiros ou farmácias. Coloque um papel absorvente embaixo da mancha e com um cotonete, vá molhando onde está o esmalte, pacientemente, até sair. O restante voce lava com detergente e água bem quente. Beijos

  • Adicionar comentário