Valentines’ Day

 

Em muitos países, o amor paira no ar neste dia, 14 de fevereiro, no Valentine’s Day. O romantismo se materializa em corações, cupidos, cartões de todas as cores e formas inundando as cidades de mimos a serem trocados entre os enamorados.

Mas realmente o bispo Valentin fez por merecer a honra de marcar a data do seu falecimento como o dia dos apaixonados. No século III, o manda-chuva em Roma era o imperador Claudius lI que só pensava em conquistas. Como os solteiros eram melhores guerreiros, pois não tinham laços de família, cismou de proibir por decreto o casamento.

Foto: Divulgação

O bispo entendia que o impedimento à união conjugal ia contra as pregações de Jesus e desafiando o chefão começou a realizar casamentos secretos para os jovens amantes. Claro que o Imperador não queria que ninguém lhe ofuscasse e muito menos que o cristianismo usurpasse seu poder. Não precisou pensar duas vezes para condenar à morte o já prestigiado Valentin.

Enquanto aguardava a execução, o bispo não só recebia flores e bilhetes de jovens que enalteciam o que ele tinha feito em nome do amor, como se apaixonou pela filha cega de um carcereiro.

Astério, que era puxa saco do Imperador, quis ridicularizar Valentin e o desafiou a devolver a visão que sua filha adotiva tinha perdido.

Tendo realizado o milagre da cura de sua amada e atribuído a Jesus Cristo o poder, o imperador sentiu-se tão ameaçado que decidiu decapitar logo o padre. Às vésperas de sua morte no ano 270, o enamorado escreveu uma mensagem apaixonada de adeus na qual assinava ‘de seu Valentin’.

Foto: Divulgação

Provavelmente os feitos foram passados oralmente, até que a partir do século XIV, na Inglaterra começaram a aparecer as trocas de cartões pelo dia de São Valentin. Cem anos depois os EUA passaram a adotar The Valentine Day.

Claudius II com tanta volúpia por conquistas passou para a história como um dos 36 principais imperadores romanos.

Já o mártir San Valentin tornou-se o grande protetor do amor e até hoje em seu túmulo em Terni na Itália, casais se unem em casamento no dia 14 de fevereiro. Ainda que no Brasil seja outro o Dia dos Namorados, não podemos deixar escapar o amor que paira no ar em muitos países no dia 14 de fevereiro.

Assim, nós do Amantes da Vida, desejamos a todos os nossos leitores um feliz Valentine’s Day.

 

Adicionar comentário