Vale dos Vinhedos

 

                           Vale dos Vinhedos  – roteiro enogastronômico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma viagem à serra gaúcha, comer é um dos principais passatempos. Seja conhecendo restaurantes italianos ou alemães, seja visitando vinícolas ou descobrindo lojas que fabricam seus próprios salames e queijos, um passeio à região é certeza de um estômago feliz.

Entre as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi, o Vale dos Vinhedos é um dos locais da serra gaúcha que mais reúne possibilidades gastronômicas: 29 vinícolas dividem espaço com restaurantes (a maior parte de culinária italiana), fábricas de queijos, salames e biscoitos.

Quase todas as vinícolas do vale são abertas à visitação, e algumas também oferecem degustação. No passeio, o visitante pode acompanhar todo o processo de fabricação do vinho, desde a fermentação das uvas até o armazenamento das garrafas com a bebida nas caves. No verão, é possível ainda acompanhar a colheita.

Foto: Divulgação

O vale é cortado por duas estradas principais, onde está concentrada a maior parte das vinícolas e restaurantes da região. Uma delas tem o sugestivo nome de estrada do Vinho e abriga de vinícolas menores, como a Almaútica e a Torcello, a grandes empresas como a Miolo, que produz mais de cem rótulos diferentes.

A outra é a via Trento, onde estão produtores como Terragnolo e Peculiare.

Alugar um carro pode ser uma boa maneira para percorrer sem pressa as vinícolas, mas a obrigação de dirigir pode ser um impedimento para as degustações.

Nessa situação, o ideal é dar preferência a vinícolas que possuam restaurantes e agendar degustações antes do almoço (mesmo assim, convém moderar na quantidade de vinhos provados).

Na via Trento, o Maria Valduga, restaurante da Casa Valduga, abre todos os dias para almoço e recebe grupos durante o jantar, mediante reserva. O local serve uma espécie de rodízio à italiana, com antepastos, vários tipos de massas, galeto assado e costelinha de porco.

Outra opção é a Vallontano, na estrada dos Vinhos, onde, de terça a domingo, funciona o Vallontano Café.

Além de bebidas, o Vale dos Vinhedos é um bom local para comprar frios e queijos fabricados na própria região.

Na estrada dos Vinhos, a Queijaria Valbrenta é capaz de deixar qualquer um perdido entre as opções de queijos produzidos no local, ótimos para acompanhar salames e copas fornecidos por um produtor da região.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Por Vanessa Corrêa da Silva

Adicionar comentário