The Little Black Jacket

UM CLÁSSICO DA CHANEL REVISADO POR KARL LAGERFELD E CARINE ROITFELD.

Foto: Divulgação

Quando Gabrielle Chanel lançou, em 1954, uma jaqueta de tweed inspirada nos blazers usados por militares, com bolsos e botões expostos, foi criticada como se estivesse fazendo um insulto à maneira como as mulheres se vestiam — com saia rodada abaixo do joelho e cintura marcada. A criação, porém, caiu no gosto de atrizes como Liz Taylor e Brigitte Bardot e, até hoje, revela-se um objeto de desejo de dez entre dez fashionistas.

Livros e filmes já contaram essa história, mas talvez uma das melhores maneiras de compreendê-la seja através da mostra fotográfica assinada por Karl Lagerfeld, diretor criativo da marca desde 1983, ao lado de Carine Roitfeld, ex-editora da revista Vogue inglesa. Nela estão reunidas mais de 100 obras, quase todas em preto e branco, que revelam como a clássica jaquetinha atende aos mais variados estilos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dos artistas clicados, a atriz Laura Neiva é a única brasileira. Ela aparece em um vestido renascentista com a peça negra amarrada ao corpo. Yoko Ono ganha uma homenagem com uma série de seis imagens. No 2º andar, os trabalhos dobram de tamanho e trazem cor: azul-petróleo, amarelo e vermelho. O clima da exposição, que vai agradar especialmente a quem curte moda, é minimalista, a meia luz e traz uma elegante música de fundo. Até 1º/12/2013.

Por Carolina Romanini

Foto: Divulgação

Informações:

OCA – Avenida Pedro Álvares Cabral – Parque do Ibirapuera / portão 3 – São Paulo – SP

Segunda a domingo e feriados, 10h às 19h.

Entrada: Grátis

 

Adicionar comentário