Tanya Razzo

 

Penduradas as chuteiras das funções que o Colégio Pentágono exigiam, a sua energia entrou em parafuso. Estranhando a calmaria, decidiu abraçar novos e entusiasmantes projetos de vida.

Sua preocupação cívica a levou a ser uma das fundadoras da relevante ONG Voto Consciente.
Nas manhãs dedicadas ao bem-estar físico, seus companheiros de praça em dois tempos perceberam ser ela a que iria assumir a Presidência da Associação do Bairro.

Sem abrir mão de qualquer compromisso, acumulou mais esta atividade, diretamente ligada ao seu interesse maior- o respeito à cidadania. Ainda bem que seu marido lhe obriga a puxar o breque de vez em quando e juntos deliciam-se com viagens sempre interessantes.

 

AV- A mística Índia tem sido rota de envolvidos na espiritualidade. Qual o foco de interesse que a levou a conhecer o País? 

Tanya– O que pesou em minha decisão de viajar para a Índia foi à necessidade que tenho em conhecer os diversos costumes e culturas do mundo. 

AV- Quais as cidades visitadas e quais as marcantes características de cada uma? 

Tanya– Nova Delhi é uma cidade  bastante desenvolvida para os critérios da Índia, depois de ler o livro “Sári Vermelho” quis ver pessoalmente as modificações lá introduzidas pela presidente Sônia nora de Indira Gandhi e vi o início da ocidentalização. Na Old Delhi  um tour filosófico e religioso conhecendo uma das maiores mesquitas da Ásia. Estive também em Jodhpur, onde a beleza do Palácio Umaid Bhawan é impressionante e também a beleza da muralha de 10 km que cerca a cidade. Ranakpur com a linda paisagem das colinas de Rajastão. Udaipur com seus impressionantes 108 templos sendo o primeiro construído em 734 d.C. e o belíssimo Hotel Oberoi Udaivilas imperdível.  A cidade de Jaipur com um complexo lindo de palácios, jardins e a cidade de Agra com o belíssimo Taj Mahal.  

AV- O que mais despertou a sua sensibilidade em relação ao povo que circula pelas ruas? 

Tanya– A  humildade  e a passividade do povo, além da alegria com que convivem graças à forte espiritualidade. 

AV- A ancestral espiritualidade envolve as cidades em geral? 

Tanya– Com certeza, pois sem isto não conseguiriam viver em harmonia frente às dificuldades. 

AV- Quais as características comportamentais mereceram um encantamento especial? 

Tanya– A alegria, receptividade e a tremenda calma são fortes características comportamentais.

AV- Nos restaurantes visitados por vocês, há espaço para a cozinha internacional? 

Tanya– Com certeza dentro dos hotéis-palácios existem vários tipos de cozinha e também em alguns restaurantes mais diferenciados.

AV- Qual o hotel que mais lhe causou impacto e por quais motivos? 

Tanya– Foram vários, mas o Hotel Umaid Bhawan Palace em Jodhpur, você se sente uma verdadeira maharani. 

AV- O respeito aos costumes prevalece ou há evidentes sinais de globalização? 

Tanya– A cidade de Delhi apresenta vários indícios de civilização, mas em relação aos costumes existe um grande respeito em mantê-los. 

AV- Algum fato marcante ficará gravado para sempre em você? 

Tanya– A beleza das  antigas construções e a loucura dos rickshaws juntos dos motoqueiros, ônibus, caminhões, vacas, elefantes, camelos e pedestres circulando todos juntos e sem nenhum acidente. É inacreditável! Têm que ser visto! 

AV- Você teve oportunidade de participar de algum evento social para informar como as mulheres se apresentam nestas ocasiões? 

Tanya– Participei de três casamentos, sendo dois de castas superiores com muito luxo e fartura e um de rua de casta inferior onde tive a oportunidade de poder dançar com os convidados antes do noivo se encontrar com a noiva. Uma lembrança inesquecível. 

AV- Como você teve a sorte de participar destas cerimônias?  

TanyaEstávamos hospedados no Imperial em Nova Delhi e a cerimônia estava para se iniciar e fui convidada a participar da festa pelo pai do noivo e pela irmã da noiva. Como tinha um jantar aproveitei para ver a alegria com que o noivo recebia os convidados com um belíssimo traje que já mostrava o poder da família e também dos convidados. A roupa da irmã da noiva era maravilhosa e com muito brilho no sári, as jóias são lindas e foram compradas em Bombay. A noiva entra só depois que todos estão na festa e tive a oportunidade de tirar foto com ela. Os casamentos são a segunda maior economia do país. Eles têm imenso prazer em receber qualquer pessoa que se interesse em participar. O Buffet é riquíssimo e as sobremesas deliciosas. 

AV- Deu para notar uma reverência especial aos idosos? 

TanyaNão que eu tenha notado, mas todos são tratados com muito respeito independente da idade. 

AV- Você presenciou algum ritual especifico? 

Tanya- Vi apenas de longe uma cremação, pois na hora não tive coragem de me aproximar. 

AV- Que orientações você daria aos amigos para uma viagem à Índia? 

Tanya- Esqueçam a pobreza e a sujeira e apreciem a beleza e a espiritualidade que existe em cada um dos hindus. Esta é uma viagem para pessoas mais maduras e preparadas para conhecer este tipo de civilização. Não é para qualquer um.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Comentários 3

  • gaudencia26/03/2013 em 18:14

    Um encantamento a espiritualidade na India!

  • Suzana02/04/2012 em 23:17

    Pelo jeito,a alardeada preocupação da água potável de lá é puro exagero.

    • Tanya Razzo11/04/2012 em 00:37

      Sobre a agua na India

      Suzana
      Com certeza pois nos bons hoteis as aguas são tratadas e escovavamos os dentes e lavavamos o rosto tudo com agua da torneira. Logico que sào nos bons hoteis. Abs Tanya Razzo

  • Adicionar comentário