St. Moritz Art Masters 2012

 

St. Moritz Art Masters 2012 – de 24 de agosto a 02 de setembro 

Oscar Niemeyer é o homenageado desta 5ª. Edição, que conta também com participação  de 08 artistas brasileiros, entre eles Adriana Varejão e Vik Muniz 

Foto: Divulgação

Em 2012, chega à 5ª edição a St. Moritz Art Masters (SAM), festival de arte e cultura, com duração de 10 dias, que acontece na Suíça. Localizado em St. Moritz, o festival atrai anualmente amantes da arte, curadores e colecionadores, possibilitando o prazer de descobertas inesperadas e de exibições de arte contemporânea em todo o vale da Engadina.

Foto: Divulgação

Assim como no ano passado, a SAM 2012 manterá seu formato único e exclusivo, trazendo múltiplas formas de arte, apresentações especiais de música, workshop com artistas, exibições de filmes e vídeos, exposições em galerias, museus, instituições, áreas públicas e particulares abertas para visitação durante o evento.

A programação deste ano contará com mais de 200 obras de 70 renomados artistas de 15 países e terá como destaque o Brasil. O arquiteto Oscar Niemeyer será a Personalidade das Artes homenageada desta edição, que contará também com uma participação expressiva de oito artistas brasileiros. São eles: Adriana Varejão, Vik Muniz, Carlito Carvalhosa, Paulo Sergio Niemeyer, Thiago Rocha Pitta, Roberto Cabot, Saint Claire Cemin e Pedro Wirz.

Como parte da homenagem a Oscar Niemeyer, pela primeira vez será aberta à visitação de convidados a única casa projetada pelo arquiteto na Suíça, no lago de St. Moritz. Seu bisneto, Paulo Sergio Niemeyer, estará representando a família na cerimônia de celebração da vida e obra de seu bisavô e também estará expondo objetos de design assinados por ele, como a cadeira “Rio” que será lançará no mercado europeu.

Entre as obras dos artistas brasileiros, Vik Muniz irá exibir sua série “Verso”, na qual constrói seu trabalho através da reconstrução de obras de arte e fotografias famosas. Já Carlito Carvalhosa fará uma instalação transformando uma tradicional casa da região da Engadina, em Samedan, em um espetáculo maravilhoso.

Foto: Divulgação

A arte de Adriana Varejão, inspirada não somente pela arte barroca, história colonial, ruínas arquitetônicas, ciências naturais, mas também pelo teatro, mostrará sua capacidade de misturar as fronteiras entre pintura, escultura, fotografia e instalação. Outro artista brasileiro convidado é Thiago Rocha Pitta, que recebeu em 2009, na St. Moritz Art Master, o Prêmio Jovem Talento “Open your mind”, e retorna agora com novas esculturas na Engadina.

Roberto Cabot irá exibir uma instalação interativa mostrando St. Moritz no passado e no futuro, enquanto Pedro Wirz brincará com a definição de autoria da série “Curated Sculptures”, usando intervenções de curadores e outros artistas em uma busca por desvendar seu próprio trabalho.

O chamado WALK OF ART, mais uma das atrações do festival, levará o público aos diversos projetos artísticos e instalações selecionadas, bem como às instituições culturais da Engadina, em uma caminhada cultural cujo percurso vai de Maloja a Sent. No passado, o “WALK” apresentou trabalhos de renomados artistas como George Condo, Jannis Kounellis, Ilya & Emilia Kabakov, Gerhard Richter, Frank Stella, Mike Kelley e muitos outros.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

 

Adicionar comentário