“Sonho, memória, alucinação”

 

Em cartaz na Panamericana Escola de Arte e Design a partir de 12 de novembro, mostra fotográfica tem curadoria de Eder Chiodetto, um dos maiores especialistas do país em artes visuais.

Em 2010, Eder Chiodetto foi o curador de uma das mostras fotográficas mais impactantes da história recente da Panamericana. Sucesso de crítica e público, o evento abordava as paisagens imaginárias presentes na mente de todos. Esse ano, Eder volta à Panamericana para uma nova curadoria que promete ser mais um sucesso: ele selecionou os ensaios presentes na Exposição “SONHO, MEMÓRIA, ALUCINAÇÃO”, em cartaz a partir do dia 12 de novembro na galeria da unidade Angélica, em São Paulo.

Cerca de 80 trabalhos de 27 fotógrafos em formação na Panamericana Escola de Arte e Design foram reunidos por Eder Chiodetto para compor essa grande mostra. Assuntos como infância, morte, saudade, entre outros, fizeram parte da abordagem íntima escolhida pelos fotógrafos para refletir e expressar o tema central.

Curador de algumas das mais importantes exposições fotográficas do Brasil, Chiodetto liderou o processo de curadoria da mostra desde o início do projeto, em junho. Nesse período, realizou dois encontros que ajudaram os alunos a desenvolverem seus ensaios. Na primeira, em palestra na unidade Groelândia, apresentou e discutiu o tema. Em seguida, já com parte das imagens em mãos, as analisou em nova palestra e fez sugestões para que se tornassem ainda melhores. As dicas também foram passadas a professores e trabalhadas na sala de aula. Por fim, o curador recebeu fotos novas e refeitas e finalizou o processo de seleção.

“Esse modelo de curadoria, que integra professores, curador e alunos é um importante aliado para o aprendizado. Graças à experiência do Eder e a essa integração, criamos mais do que uma simples exposição de estudantes. É uma mostra feita por formandos, mas com qualidade profissional, seguindo padrões de exigência iguais aos das principais exposições do circuito de arte brasileiro e internacional. Tenho certeza que o público irá gostar”, afirma Alexander Lipszyc, diretor da Panamericana Escola de Arte e Design.

Foto: Divulgação

 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “SONHO, MEMÓRIA, ALUCINAÇÃO” 

Endereço: Av. Angélica, 1900, Higienópolis/ SP

Período: de 12 de Novembro a 12 de Dezembro de 2012

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e sábados, das 9h às 13h. Domingo não abre.

Informações: Tel. (11) 3661-8511 – Entrada Gratuita

Foto: Divulgação

Adicionar comentário