‘Rotina com Purpurina’

 

Pauta ‘Rotina com Purpurina’ – Programa Mulheres TV Gazeta – 26/05/14

Foto: Divulgação

1.     FrutasAplique leite fervente sobre o local da mancha e deixe por 24 horas. Após esse tempo lave normalmente.

2.    GorduraColoque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente; Você pode também aplicar talco sem cheiro sobre a mancha e depois de algumas horas retirar o produto com uma escova. Caso a mancha não tenha saído com a aplicação do talco, derrame água quente sobre o local e depois lave normalmente.

3.     CarvãoEssa dica é bem simples, basta esfregar miolo de pão fresco sobre a mancha.

4.     Coca-colaLave a roupa o mais depressa possível usando água fria. Não lave com água morna ou quente porque isso acaba destacando a mancha ao invés de remover.

5.      Passe um pano limpo molhado no vinagre branco para limpar o couro das botas, secando-as a seguir. O mesmo sistema serve para bolsas e casacos de couro.

6.      Muitas vezes você encontra manchas na sua roupa que você não sabe nem como apareceram. Para remover manchas de origem desconhecida, experimente este removedor infalível: misture uma colher de chá de água oxigenada 10 volumes com um pouco de  pasta de dentes branca tradicional. Esfregue a mistura sobre a mancha com um pano macio. Lave. A mancha seja do que for, desaparecerá.

7.      Tire manchas de vinho – a água oxigenada funciona muito bem na remoção de manchas de vinho. Para pingos de vinho que acabaram de acontecer, use vinho branco. Isso é muito útil para toalhas de mesa. Coloque um papel toalha embaixo e despeje o vinho branco sobre a mancha de vinho tinto.

8.      A amônia é excelente para limpar roupas (no caso de lãs, sedas ou elastano, sempre dilua a amônia com pelo menos 50% de água antes de aplicá-la; elimine manchas de suor e urina aplicando na área afetada uma solução feita em proporções iguais de amônia e água antes de lavar a roupa como de costume.

9.      Mancha de mofo nos tecidos sai fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 2 colheres (chá) para 1 litro de água.

 

Comentários 15

  • Rosana Rodrigues Santos21/07/2014 em 21:32

    Olá Maria Eugênia, Gostaria de saber como lavo os meus panos de prato sem danificá-los ou ter que colocar cloro, vc ensinou no programa da Catia, mas não consegui anotar
    Obrigado

    Rosana Rodrigues

  • Alexssandra Cristina dos Santos17/07/2014 em 22:04

    Boa noite gosto muito de suas dicas ,estou precisando de uma ajuda sua ,tenho uma bolsa de couro branca e não consigo limpa-la será que vc pode me ensinar algo par deixa-la bonita novamente gosto demais do modelo da bolsa obrigada

  • LIEGE DE ARAUJO CARNICELLI02/07/2014 em 15:19

    Maria Eugenia voce é sensacional assisto sempre que vc. vai na gazeta programa mulheres vc. ensinou como limpar prata por favor. poderia mandar por email fico muito agradecida liege. l

  • Cris01/07/2014 em 21:29

    Por favor, como manter o piso laminado com aparência de novo?

  • mery jane paes30/06/2014 em 21:14

    Quero saber como limpo sofa branco dr couro estar cheio de mancha amarela. Obrigada

  • Virginia Luppi24/06/2014 em 00:19

    É bom demais ter as dicas de Maria Eugenia. Sempre que posso a acompanho na TV. Também me informo pelo site. Agora, por favor, repita a receita para branquear os panos de prato. Ouvi o ferver, como as avós ensinaram, e que vai amoníaco. Não registrei qual a quantidade e nem combinado com o que e em qual proporção. Repita por favor…

  • silvia de oliveira araujo19/06/2014 em 20:32

    Oi maria eugenia tudo bem ? Tenho o mesmo problema que a Tayna de mosquitinhos pretos no banheiro também gostaria de saber como acabo com aqueles, já não mais o que fazer…… fico anciosa aguardando seu retorno . Bjus !

  • Tayna14/06/2014 em 11:19

    Oi maria eugenia gostaria de saber como k acabo com aqueles mosquitinhos pretos k ficam no banheiro…minha mae ja jogo veneno…pinho…tudo k vc imaginar mas nada acaba com eles……me ajude por favor…..

  • ALEXSANDRA D. SOUZA13/06/2014 em 02:39

    Eu tenho um sofá de canto de chenille(não se escreve assim)e sempre tem bolinhas,pêlos,nunca fica limpo.Já comprei até um papa bolinha para limpar e não consigo limpar…O sofá é marrom…Por favor Eugenia me ajude me dando alguma dica de limpeza.
    Muito Obrigada,adoro te ver na Catia!!!

  • paulo cezar azuaga01/06/2014 em 17:41

    0i tudo bem? meu nome e sandra.gostaria de saber como tirar manchas de pano de prato, pois no dia perdi parte do programa. obrigada. Sandra.

  • Ana Flávia de Moraes Ferreira30/05/2014 em 20:02

    Olá Maria Eugênia. Tudo bem?
    Tenho uma jaqueta de couro sintético que foi manchada com tinta de caneta esferográfica (parece mancha antiga), quando a comprei a mancha já estava nela.
    Gostaria de saber se existe alguma forma de retirar a mancha com algum produto específico?
    Obrigada e parabéns pelo trabalho.

    • Daniela Rodrigues07/08/2014 em 13:08

      Olá Maria Eugênia! tudo bem?

      Estou com a mesma situação da Ana Flávia… já tentei de tudo e não saiu.
      O que vc indicaria?

      Agradeço muito e adoro suas dicas!!!

  • nanci30/05/2014 em 16:33

    Maria Eugenia,acho voce o máximo,por voce ser o máximo peço socorro,me de a dica de como limpar a maquina de lavar,que agora esta soltando uma sujeira e parece ate papel de tão fina e na cor preta.e esta acaba por sujar a minha roupa.aguardo a sua resposta obrigada.

    • Robson22/06/2014 em 14:36

      Tb aconteceu isso na minha maquina e tive que chamar um técnico e desmontar a maquina e limpar o cilindro dela.
      Pelo menos a minha foi assim, se tiver outro jeito quero saber tb.

  • marion saraiva30/05/2014 em 16:04

    adoro suas dicas, parabéns e obrigada por compartilhar esses ensinamentos. bjs.

  • Adicionar comentário