Rodopios e Piruetas

 

Rodopios e piruetas na maturidade.

 

Foto: Divulgação

 

O balé clássico ganha, roupagem de fitness e desponta como alternativa lúdica para moldar o corpo de mulheres maduras.
Que mulher que não sonhou em exibir um corpo esguio e definido como o das bailarinas? Calçar as sapatilhas, vestir o collant e outros adereços reforçando o visual. Incorporar a bailarina. Além de dar graça à recordação infantil, é uma alternativa para escapar do sedentarismo e moldar o corpo, na idade madura. Adultos procuram aulas de balé em busca de prazer e de benefícios físicos como melhora da força muscular, do equilíbrio e da flexibilidade.

O prazer e a qualidade estética proporcionados pelo balé são quesitos não-mensuráveis, mas que contribuem para tornar a técnica uma opção bastante atraente de atividade física.

Está atividade está voltando para fazer parte da rotina de mulheres maduras que procuram uma atividade física motivadora pra chamar de sua, com musica e ritmo, elegância e movimentos com graça. Nunca é tarde para trabalhar o corpo corretamente. “Tenho alunas de 70 anos”, revela Ana Elizabeth Bastus, bailarina e professora da Sala Crisantempo, na zona oeste de São Paulo. Sem carga e com leveza de movimentos, também é possível remodelar o corpo e fortalecer a musculatura globalmente. Dos requisitos só precisa UM- dedicação e empenho.

A modalidade, depois de arrebatar sedentárias e “marombados” para salas de aula, promove uma espécie de catequização, com alunas fiéis e dedicadas, que muitas vezes, decidem realizar o sonho de subir na sapatilha de ponta. Uma pesquisa aponta uma insatisfação das mulheres com o conteúdo oferecido pelas tradicionais academias. O lado mecânico dos exercícios nas academias não traz feminilidade, uma forma de elevar a auto-estima. Mas o conteúdo precisa ser específico e adequado para romper as limitações das alunas. Não é simplesmente retransmitir uma aula tradicional. O corpo já esta formado, há vícios de postura, limitações no alongamento e pouca flexibilidade, tudo isso é devolvido ao passar de um estágio para outro.

Na academia Reebok um sucesso incrível o balé fitness para adultos. Essa atividade, além de resgatar a infância para muitos alunos, combina técnicas de balé, pilates e exercícios posturais, unindo o prazer da dança ao trabalho de fortalecimento muscular e o realinhamento postural.
Esse conjunto de técnicas tem como finalidade melhorar o ritmo, o equilíbrio, a coordenação e o condicionamento geral dos alunos, o que acaba facilitando também o processo de emagrecimento. A aula é indicada para qualquer pessoa. O Mário Américo professor responsável tem formação em educação física, pilates, ioga e balé clássico.

O balé parece ter virado “hit fashion”. A marca, “Adidas” reforça sua tradição em trabalhar ao lado de atletas e amantes do esporte, desenvolveu uma coleção de roupas para facilitar todas as mulheres a obterem seu melhor desempenho na dança.
A tecnologia, batizada de Lift and Hug, utiliza faixas de poliuretano ao longo do corpo que ajudam a sustentar os seios, comprimir abdômen, além de ajudar a manter a postura ereta das costas, tão importante no balé.

 

Foto: Divulgação

Com a democratização da dança, a marca Adidas lança uma linha de roupas e acessórios específica para as bailarinas.

O balé ganha adeptas de todas as idades e marcas investem em roupas diferenciadas para potencializar o lado lúdico da modalidade.

 

Balé fitness para adultos

A nova modalidade mistura dança, técnicas de pilates, exercícios posturais e ajuda o aluno a fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio, além de aliviar o estresse e aumentar a auto-estima uma das tarefas da equipe técnica Reebok é estar sempre atenta às tendências do mercado fitness e acompanhar as pesquisas científicas sobre atividade física. Com o objetivo de trazer novos produtos e serviços que atendam às necessidades do aluno Reebok, muitas vezes acabamos trazendo novidades do mercado em primeira mão.

Exemplos disso não faltam. Um deles foi o jukary fit to fly, lançado em 2008 na unidade Vila Olímpia, fruto de uma promissora parceria entre Reebok e Cirque Du Soleil. Em outros, as pesquisas realizadas pela equipe técnica, somadas aos pedidos de nossos alunos, resultam na criação de um novo produto com a cara do aluno Reebok. É o caso da nova modalidade pensada exclusivamente para os alunos da academia: o balé fitness para adultos. Essa atividade, além de resgatar a infância para muitos alunos, combina técnicas de balé, pilates e exercícios posturais, unindo o prazer da dança ao trabalho de fortalecimento muscular e o realinhamento postural.

Esse conjunto de técnicas tem como finalidade melhorar o ritmo, o equilíbrio, a coordenação e o condicionamento geral dos alunos, o que acaba facilitando também o processo de emagrecimento. Cada parte da aula, que conta com exercícios na barra, no solo, diagonais e coreografias, enfatiza um dos tipos de trabalhos propostos, mas, sem dúvida, o que mais agrada aos alunos é a parte final coreografada: simples e agradável de fazer. A aula é indicada para qualquer pessoa e pode ser realizada com qualquer tipo de vestimenta, porém, nos pés, o indicado é usar sapatilhas ou meias.

O professor responsável, Mário Américo, tem formação em educação física, pilates, ioga e balé clássico. As aulas na unidade Vila Olímpia são oferecidas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 9h30, e, na unidade Cidade Jardim, às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Não deixe de experimentar essa novidade que acaba de chegar à grade de aulas da Reebok Sports Club. É uma prática que faz bem ao corpo, à mente, alivia o estresse, gera bem-estar e aumenta a auto-estima.

Já pensou nisso? Mesmo que ser bailarina não queira dizer estar em uma grande companhia. E sim aprender a ser uma verdadeira bailarina e ter a melhor qualidade em seu ensino, para que você decida o que fazer com ele.

 

Quero que me ensinem a respirar. Que me ensinem a mexer os braços. A dançar com eles. Fazer eles tocarem notas musicais ao me mover.
Quero aprender a crescer em cada movimento. Fazer meu pescoço crescer e alongar até o final das notas e frases musicais…
Quero ser melhor a cada dia e a cada dia ter uma conquista maior…
Quero mais um aplauso de mim mesma, um sorriso maior de meu maestro, um silencio maior de meus erros.
Quero ter coragem de cair, pois assim conseguirei andar.
Quero ter coragem de ir além de meus medos, pois assim caminharei.
Quero olhar apenas para frente e com o queixo erguido, pois assim fico mais leve…
Quero mais e quero ser humilde para ser digno de ter tudo isso.
Quero a cabeça junto com o ombro e o joelho, para uma pirueta e quando eu dominar minha cabeça deixar a segunda acontecer.
Quero ser leve para que essas coisas aconteçam…

POIS QUEM É FORTE… NÕA FAZ FORÇA.

Quero dançar só pra mim. Quero aquele teatro cheio de “eus” e que esses “eus” sejam capazes de olhar não apenas meus pés e movimentos e sim a dança que ta sendo dançada com minha alma e meu coração… pois mesmo que meus pés falhem meu coração por essa arte jamais falhará…

O trabalho de consciência corporal e a busca da qualidade do movimento são as chaves para explicar o sucesso das aulas de balé para adultos não-profissionais. As aulas disponíveis ainda não são muitas, mas os locais que oferecem a atividade têm as salas lotadas de alunos bastante empolgados com o tipo de trabalho oferecido e com os resultados obtidos.

Benefícios

O que a técnica proporciona:

>> Aumenta a força muscular sem encurtar os músculos;
>> Desenvolve a coordenação motora;
>> Melhora o equilíbrio;
>> Favorece o alinhamento postural.

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

 

 

 

Comentários 5

  • Marcia12/08/2012 em 22:06

    Maravilhoso e ser dancarina nao precisa ser bailarina,dancar sempre nao importa a idade adorei bjs

  • Aparecida14/05/2012 em 21:36

    Parabens pela reportaagem

  • Aparecida14/05/2012 em 21:34

    Sou bailarina e agradeco esta atencao

  • Andrea Salim11/05/2012 em 15:30

    LI NA HORA CERTA, NÃO GOSTO MESMO DA GINÁSTICA.ADOREI A IDEIA.ANDREA

    • AV12/05/2012 em 16:01

      Realmente nao pode ser mais divertido.Dentro de um ritmo normal,exercita-se o alongamento com charme ,Tico e Teco ficam espertos em decorar coreografias,a postura fica correta e ..a alma viaja.

  • Adicionar comentário