Receitas Gostosas

 

ARROZ DOCE DE FORNO

Foto: Divulgação

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de arroz agulhinha

– 1/2 litro de água

– 3 ovos batidos

– 1 xícara de chá de açúcar

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– 1/2 xícara de chá de uva-passa

– Uma pitada de noz-moscada

 

Modo de preparo:

Em uma panela cozinhe o arroz em fogo brando com a água, até ficar macio. Depois escorra, se houver excesso de água. Em uma travessa, misture os ovos batidos, o leite, o açúcar, a essência de baunilha, e o sal, depois acrescente o arroz cozido e as passas e despeje toda a mistura em uma assadeira. Polvilhe com a noz-moscada e leve ao forno para assar. Deixe no forno por 30 minutos, fure com o garfo para verificar se está no ponto, se o garfo sair limpo, o seu arroz doce está pronto.

 

BOLO DE AIPIM COM GENGIBRE

Ingredientes:

– 1 pacote de mistura para bolo de aipim (450g)

– 50 g de coco ralado seco

–  ½ xícara de chá de leite integral

– 3 ovos

– 200 ml de leite de coco

– 1 colher de sopa de gengibre ralado fino

– 3 colheres de sopa de coco em flocos

 

Modo de preparo:

Adicione à mistura para bolo de aipim os ovos, o leite gelado e o leite de coco. Siga as instruções da embalagem para preparo da massa e, ao final da mistura, acrescente o gengibre ralado. Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 50 minutos. Retire do forno e deixe amornar por cerca de 15 minutos antes de desenformar. Polvilhe o coco em flocos sobre o bolo pronto e deixe esfriar antes de servir.

 

BOLO DE FUBÁ COM CALDA DE QUENTÃO

Ingredientes:

Para o bolo:

– 1 embalagem de mistura para bolo de fubá (450 g)

– 3 ovos

– 4 colheres de sopa de margarina

– 1 pote de iogurte natural (180g)

Para a calda:

– 1 xícara de chá de açúcar 

– 4 colheres de sopa de gengibre fresco em cubinhos 

– 1 pau de canela

– 2 cravos da Índia

– Suco de ½ limão 

– Raspas da casca de 1 limão 

– Raspas da casca de 1 laranja


Modo de preparo:


Bolo: em uma batedeira, coloque o conteúdo da embalagem da mistura para bolo, os ovos, a margarina e o iogurte natural. Bata em velocidade média durante 7 minutos, ou até que a massa fique homogênea. Despeje-a em uma assadeira (25 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido (180ºC) e asse por cerca de 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, este saia limpo e seco. Retire do forno e desenforme morno sobre uma grade.

Calda: em uma panela de fundo grosso coloque o açúcar, o gengibre, a canela e os cravos. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até caramelizar o açúcar. Retire a panela do fogo e despeje cuidadosamente 1 xícara (chá) de água (200 ml) e o suco de limão. Junte as raspas de limão e de laranja e volte a calda ao fogo, para derreter o caramelo. Deixe a calda ferver em fogo baixo por 5 minutos, até que fique em ponto de fio fino. Sirva a calda, quente ou fria, sobre o bolo de fubá.

 

 

Comentários 3