Receita light


Na vida há de tudo, até de quem não goste de massa! Para algumas pessoas é irresistível e sempre uma boa pedida, para outras, a última opção. É pensando nestas exceções, que transcrevo três receitas de macarrão “ faz de conta” que enchem os olhos e a barriga mas com quase nada de calorias e muita nutrição.

Foto: Divulgação

Itokonnyaku, Konnyaku, Shirataku ou konjac são nomes de uma mesma batata, da qual se fabrica um tipo de miojo que contém 97% de água e 3% de fibras (glucomanan), encontrada à venda na Liberdade e em alguns supermercados que têm seção de alimentos japoneses.

Os americanos chamam este “miojo” de miracle noodle ou seja massa milagrosa já que possui pouquíssimas calorias e toma o gosto do molho que se adiciona nele, depois de aferventado. Receita mais que simples: aberta a embalagem, lava-se bem o “macarrão” em água corrente. Em uma panela, ferve-se água e quando estiver borbulhando, joga-se o Itokonnyaku e espera-se que a fervura levante outra vez. Está pronto. Retira-se com escumadeira e coloca-se na travessa, adicionando um molho de tomates ou qualquer outro a gosto.

Note-se que as calorias virão do molho escolhido portanto, melhor optar por tomates frescos cozidos, salsinha, orégano e outras especiarias, sem azeites e similares. Caso não se esteja preocupado com isto, queijo parmesão e molhos brancos tornarão o konnyaku igualzinho a qualquer massa. O konnyaku dá sensação de saciedade, pois o glucomanan se expande no estômago criando volume.

Uma outra opção é “fabricar” um macarrão com ovos. Bata ligeiramente dois ovos inteiros e uma colher de linhaça. Unte com um pouco de azeite uma frigideira anti-aderente e espalhe uma colher de sopa da mistura, como se fosse fazer uma panqueca fina. Deixe dourar de ambos os lados e coloque num prato raso. Repita o processo até acabar todo o ovo. Vá empilhando as panquecas uma sobre a outra. A seguir enrole-as em forma de rocambole e com uma faca afiada, corte em tirinhas. Solte-as numa travessa, salpique com queijo ralado e está pronto o macarrão de ovos!

Foto: Divulgação

Spaguetti Squash ou melão espaguete é a terceira opção de macarrão de mentira. Trata-se de um fruto do feitio de um melão cuja cor pode variar de amarelo claro e laranja forte, dependendo da quantidade de caroteno existente. Pode ser cozido tanto no forno tradicional quanto no microondas e estará pronto quando suas fibras estiverem se soltando.

De modo geral, no forno demora cerca de uma hora e no micro uns trinta minutos. Pode-se cortar o melão ao meio, retirar as semente e colocar temperos (alho, cebola, azeite, pimenta em pó) antes do cozimento, fechando-se bem as duas metades ou simplesmente temperar depois de pronto. Cuidado com molhos de tomates pois deixam o melão pastoso. Melhor servir este tipo de complemento à parte.

Queijos e o que mais a imaginação permitir, vão transformar o Spaguetti Squash uma delícia! É vendido em feiras e supermercados, muitas vezes acompanhado de livretos com receitas variadas.

Como se pode ver, mesmo sem comer massas, pode-se desfrutar da sensação do macarrão, de maneira saudável e gostosa!

 

Adicionar comentário