Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II retorna a Westminster 60 anos após coroação – Data é celebrada com comedimento no Reino Unido.

Foto: Divulgação

A rainha Elizabeth II, de 87 anos, comemorou nesta terça-feira (4) o sexagésimo aniversário da sua coroação em uma missa solene na Abadia de Westminster cheia de referências simbólicas à cerimônia de 1953 realizada na imponente igreja gótica de Londres.

Elizabeth chegou ao trono em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos de idade, após a morte repentina de seu pai, George VI. Mas por causa do luto oficial, a jovem foi coroada apenas em 2 de junho de 1953.

Após as suntuosas comemorações do Jubileu de Diamante em 2012, o Reino Unido tem celebrado de forma mais comedida o 60º aniversário da coroação da decana dos soberanos europeus, com uma missa na presença de 2.000 convidados, incluindo o príncipe William e sua esposa Kate.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


“Hoje celebramos 60 anos de compromisso”, declarou o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, em seu sermão na Abadia de Westminster, palco dos grandes momentos da realeza.

“Sessenta anos atrás, neste lugar santo, a rainha Elizabeth II foi consagrada com o óleo santo, vestida com os paramentos sagrados, e depois de receber os símbolos da autoridade, foi coroada com a coroa de St. Edward (…), como seus antecessores”, lembrou o decano de Westminster, John Hall.

 

Fonte: g1.globo.com

Adicionar comentário