Preguiçosos da cozinha!

 

Aos amantes da culinária, nossos efusivos aplausos, envolvidos em grande inveja. Deve ser maravilhoso encher-se de prazer enquanto delícias surgem do mágico mundo da alquimia gastronômica.

Ocupar o físico no preparo dos ingredientes e esvaziar a mente no desenrolar dos acontecimentos perfumados, realmente é uma maneira inteligente de usar as habilidades inerentes.

A estes, milhares e milhares de receitas à disposição para aumentar seu desejo insaciável de cozinhar. Mas… nem todos foram privilegiados com este dom, apesar de curtirem a gastronomia.

Alguns até foram do ramo, mas com a história do ninho vazio ou pela falta de plateia, penduraram as panelas, restando apenas as lembranças das altas refeições carinhosamente preparadas.

Aos desencantados, congelados aos borbotões existem no mercado. Basta um telefonema e em pouco tempo um blim blom!!! anuncia a chegada de algo que irá satisfazer sua vontade. Refeições fora de casa são opções agradáveis, pois encontro com amigos é sempre divertido.

Mas pode ser que chegue o dia em que acabou a energia ou o telefone esteja mudo. Não é motivo para morrer de inanição. Abrimos um espaço para os preguiçosos de plantão e destes, aceitamos sugestões.

Dando início… duas receitas:

1-) Poulet de fumée aux sauce d´orange

Foto: Divulgação

 Ingredientes:

– 1 frango defumado, já cortado em pedaços é claro.

– 1 litro de suco de laranja industrial de sua preferência, papel alumínio e despertador.

Modo de fazer: Ligar o forno e separar um elegante refratário. Com um garfo, colocar a parte do frango escolhida na peça a ir ao forno. Destampar o suco e despejar o suficiente para deixar o frango boiando numa boa. Cobrir com papel alumínio e programar o despertador para lembrar em 20 minutos do grande feito.

Mal dá tempo para guardar o frango restante e colocar o resto do suco na geladeira. Já que resolveu dar um “up” diferente, vale dar-se um mimo e preparar seu lugar como “il faut”.

Sobre um bonito sousplat, um prato encantador que combine com o refratário, talheres, um belo copo já com vinho para decantar, guardanapo e se ainda não foi dado o sinal, pode arranjar um discreto, mas charmoso vaso de flores pequenas. Apitou? Mãos à obra. Retirar com cuidado o refratário para não se queimar e apoiá-lo sobre o prato. Bon-appétit!!!!

2-) Spaghetti al “mare molência”

Foto: Divulgação

Ingredientes:

– Polvo limpo e já cortado obviamente

– Spaghetti de grano duro

– 3 dentes de alho picado

– 3 batatas

– 1,5 litros de água

– uma colher de sal

Modo de fazer: Numa panela com a água fria, colocar os pedaços de polvo e as batatas. Ir só prestando atenção nas batatas, pois o comportamento delas é fundamental para o ponto correto de cozimento do molusco. Subiram? Beleza. Com uma escumadeira retirar e separar os ingredientes. As batatas podem ser usadas como quiser num futuro próximo.

Deixar o polvo sossegado e colocar uma colher de sal na água em que ele foi semi-cozido e claro, despejar o spaghetti. Numa frigideira de tefal colocar uma boa colherada de manteiga, despejar uma quantidade razoável do alho picado e envolver nesta encantadora mistura, os pedaços de polvo.

Nestas alturas, a massa já deve estar pronta. Só escorrer e colocar no prato lindo da receita anterior e despejar cuidadosamente o polvo. Queijo ralado só se for escondido de você mesmo, pois definitivamente uma combinação que não dá certo.

Aguardamos ansiosos novas sugestões de pratos vapt-vupt!!!!!

 

Comentário 1

  • Marilena08/10/2012 em 18:55

    Além de me deliciar (sem trocadilho…) com o seu texto, fiz um jantar apreciadíssimo com a receita do seu frango . Muito bom ! Claro que nem contei que era vapt vupt …

  • Adicionar comentário