Poderoso Grão

 

Originária do México, a chia anda fazendo alvoroço e lidera a lista dos superalimentos que prometem benefícios como redução no colesterol, efeito detox e até perda de peso.

Foto: Divulgação

 

Na disputada seara dos alimentos funcionais, a chia conquistou status de rainha, tirando do páreo até mesmo a queridinha linhaça, aliada número 1 para quem busca dar um boost geral no organismo.

Carregada de vitaminas, minerais, proteínas e ácidos graxos, ela promete emagrecimento, redução da taxa de colesterol ruim, proteção cardiovascular e ainda possui efeito detox.

Apesar de ter desembarcado recentemente no Brasil, o grão não é nada novo- os astecas o consideravam “combustível dos deuses”, pois proporcionava energia para momentos de grande desgaste. Além de ser riquíssima em fibras, uma colher de sopa de chia condensa as vitaminas encontradas no salmão e no espinafre, com a dosagem ideal de ômega 3 e 6. O consumo diário por um longo período favorece a imunidade e a neutralização dos processos inflamatórios do organismo, graças à varredura de gordura que esses ácidos graxos fazem nos vasos sanguíneos- bom, para quem tem tendência à hipertensão.

O grão também é bem cotado em tratamentos de diabetes, porque absorve parte da glicose produzida pelo corpo e estabiliza os níveis de insulina. E, para os que desejam quilos a menos, é um trunfo na dieta, já que ajuda a enganar a fome. O grão possui ainda seis vezes mais cálcio que o leite integral, boa alternativa para quem cortou a lactose do cardápio e anda preocupado com a saúde dos ossos.

Embora seja considerada um alimento dos deuses, a chia ainda está longe de ser uma fórmula milagrosa e instantânea. Resistente a modismos, a presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Rosana Radominski, diz que não há relatos científicos consistentes que comprovem seus efeitos significativos na perda de peso.

Para quem quer experimentar, vale ressaltar que a ingestão de 2 litros de água por dia é a condição sine qua non para que o grão faça efeito no organismo. Ele pode ser consumido com cereais, saladas, iogurtes e sucos, mas nunca ultrapasse a dosagem de duas colheres de sopa por dia. O alimento é encontrado em casa de produtos naturais.

 

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Texto: Andreia Meneguete/ Revista Vogue

 

 

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