Picasso

Exposição Picasso na Panamericana segue até sábado  

O público tem a chance de conferir obras raras, feitas pelo artista espanhol entre 1950 e 1960

Foto: Divulgação

Panamericana Escola de Arte e Design realiza, desde o dia 05 de junho, uma exposição de desenhos e gravuras do mestre espanhol Pablo Picasso. São trabalhos raros, pouco conhecidos do grande público, mas que, assim como toda a trajetória do artista, caracterizam-se pelos traços geométricos e contornos disformes.  

Estão expostas mais de 90 obras, feitas por Picasso nas décadas de 1950 e 1960, período em que o artista se dedicou quase que integralmente aos desenhos e gravuras. São temáticas que variam de experiências pessoais, com destaque para as touradas e a natureza típica da Espanha, assim como a figura da mulher, uma de suas maiores paixões, entre outras. Assim, os visitantes têm a oportunidade de ver de perto a genialidade, a versatilidade e a espontaneidade desse múltiplo artista, que se destacou em tudo o que se propôs a fazer. 

Exposição Picasso faz parte das comemorações aos primeiros 50 anos da Panamericana, além de ser uma homenagem que marca os 40 anos de sua morte. As obras, que são tiragens limitadas e fazem parte do acervo da Instituição, foram adquiridas pelo artista plástico e fundador da Panamericana, Enrique Lipszyc, na cidade de Barcelona, em 1963, mesmo ano da fundação da Escola.  

“Nossa intenção é aproximar o público desses desenhos e gravuras, mostrar que a sua genialidade está presente em diferentes formas, e não apenas na técnica em óleo sobre tela, em que é mais conhecido. Picasso dominou, mais do que ninguém, a pintura, a gravura, a litogravura, a escultura e até a poesia. Queremos proporcionar uma experiência que Pablo Picasso fez questão de reforçar: ‘uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação’”, afirma Alex Lipszyc, Diretor de Ensino da Panamericana Escola de Arte e Design. 

Exposição Picasso é gratuita e acontece até o dia 10 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. Não abre nos domingos e feriados. As obras estão dividias entre a sede Angélica, com os desenhos, e na Groenlândia, com as gravuras.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

SERVIÇO: Exposição Picasso

Local: Panamericana Escola de Arte e Design

Desenhos – sede Angélica – Av. Angélica, 1900

Gravuras – sede Groenlândia – Rua Groenlândia, 77

Data: de 05 de junho a 10 de agosto

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, nas 9h às 12h.

*Não abre nos domingos e feriados 

 

Adicionar comentário