Paris sob um olhar Impressionista

 

Uma mostra inédita expõe 85 obras do Museu D’Orsay, incluindo quadros de Monet, Gauguin, Degas e Cézanne no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A velha Paris de ruas escuras e decadentes, ao longo do século 19, deu lugar a uma metrópole moderna, iluminada e remodelada segundo um ousado planejamento urbanístico. Muitos artistas importantes, atraídos pela efervescência cultural da capital francesa, passaram por ali naquele período – e tentaram captar em suas telas personagens, paisagens, cenas cotidianas e o frenesi da Cidade-Luz. Boa parte desses trabalhos atualmente compõe o extraordinário acervo do Museu d’Orsay, um dos mais importantes do mundo. É de lá que vêm, pela primeira vez ao Brasil, as 85 obras-primas que constituem Impressionismo: Paris e modernidade, obras-primas do acervo do Museu D’Orsay de Paris, França.

Foto: Divulgação

A mostra está dividida em seis módulos. Três deles são dedicados aos artistas que pintaram o burburinho da vida urbana: “Paris: a cidade moderna”, “A vida urbana e seus autores” e “Paris é uma festa”. Os demais módulos se voltam aos trabalhos daqueles que buscaram inspiração bem longe da agitação da capital: “Fugir da cidade”, “Convite à viagem” e “A vida silenciosa”.

Trata-se de uma oportunidade rara de ver de perto as cenas e os bastidores da vida burguesa pintados por Edgard Degas (1834-1917) e Pierre Auguste Renoir (1841-1919); o universo das prostitutas retratado por Henri Toulouse-Lautrec (1864-1901); as pinceladas poéticas de Paul Cézanne (1939-1906) e o olhar de Paul Gauguin (1848-1903), Vicent Van Gogh (1853-1890) e Claude Monet (1840-1926) para o interior da França, tão distante do imaginário parisiense – o que inclui temas bucólicos, mas também flashes de cidades pitorescas, como Arles, onde Gauguin e Van Gogh moraram. A exposição proporciona um panorama do que foi o Impressionismo, movimento artístico que rompeu com os padrões realistas, deu ênfase à sensibilidade do artista e se caracterizou pelas pinceladas soltas e foco no uso das cores e da luz.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

INFORMAÇÕES

Datas: 27 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013

Horários: Terça a domingo, 9h às 21h

Preços: Grátis

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 – RJ

 

Por Maria Fernanda Vomero/revistaepoca.globo.com

 

Comentários 3

  • Carlos Firigato24/08/2012 em 01:09

    É simplismente maravilhoso. Depois de apreciar a exposição, você sai de lá mais sensível. Fantástico! É um presente para nós paulistanos.Muito Obrigado aos organizadores!

  • Amantes da Vida07/08/2012 em 19:08

    Realmente imperdível esta mostra maravilhosa.Parabenizamos também Elisete, entusiasticamente os organizadores.

  • Elisete Toledo07/08/2012 em 14:12

    Essa mostra é um sonho antigo meu, de ver tamanhas belezas em nosso pais expostas. e eis que está acontecendo….. parabéns aos organizadores e divulgadores….

  • Adicionar comentário