Ovos e atletas

 

Segundo o Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos, o ovo é essencial na alimentação de esportistas e atletas graças ao equilíbrio no teor de aminoácidos. A proteína contida num ovo, em média 6 g, é de fácil digestão e favorece o ganho de massa muscular.

Foto: Divulgação
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O ovo possui ainda ácidos graxos polinsaturados, vitaminas e minerais, que melhoram a qualidade da alimentação, contribuindo assim para uma boa saúde.

O consumo de um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, em adultos saudáveis. O ovo pode ser considerado um alimento com efeito protetor pois apresenta 1,9g de ácidos graxos monoinsaturados, 0,7 g de ácidos graxos polinsaturados – as chamadas “gorduras do bem” e uma pequena quantidade de gordura saturada, aproximadamente 1,5 g.

O colesterol é um tipo de gordura importante para o organismo porque é responsável pela produção de hormônios sexuais, pela produção de secreção biliar, síntese de vitamina D e por fazer parte das membranas celulares. Apenas 30% do colesterol circulante é oriundo da alimentação, sendo o restante produzido pelo fígado.

É importante saber que o colesterol é transportado pelas lipoproteínas. O LDL é uma lipoproteína que distribui o colesterol para os diversos órgãos. Pelo fato desta lipoproteína ter afinidade com as paredes arteriais é chamada “colesterol ruim”. Já o HDL é outra lipoproteína que leva o colesterol circulante de volta para o fígado e, por isso, é chamado de “bom colesterol”. Algumas pesquisas observam aumento do HDL com o consumo do ovo, ao contrário do que se imaginava.

O ovo tem em sua composição diversas vitaminas e minerais antioxidantes. Esses são importantes pois combatem os radicais livres produzidos em maior quantidade durante os exercícios. Entre os antioxidantes, destaca-se o selênio pela quantidade presente em um ovo, que representa 22,5% das necessidades diárias de uma pessoa adulta.

Além de desempenhar uma função antioxidante, diminuindo a peroxidação lipídica, participa de reações enzimáticas, melhorando o sistema imune e também o funcionamento da tireoide.

Um ovo tem somente 70 calorias e dá sensação de saciedade, o que ajuda inclusive no caso de indivíduos que querem fazer controle de peso.  O conselho é que se evite as frituras e, claro, o consumo em excesso pois a saúde reside no equilíbrio tanto nos exercícios quanto na alimentação.

 

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