Os benefícios dos cogumelos

 

Um dos ingredientes favoritos dos grandes chefs e indispensáveis na culinária oriental, os cogumelos são alimentos de baixa caloria, ricos em nutrientes e fibras, que vêm conquistando o paladar dos brasileiros. Entre eles está o shitake, conhecido pelo sabor marcante e amadeirado, fonte de proteína, fósforo, magnésio, vitamina B9 (ácido fólico), além de substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento do organismo, e anticancerígenas.

Outro destaque é o shimeji, de sabor suave, também de origem asiática, que contém vitamina B1, cálcio e lisina, substâncias que atuam na formação de ossos. Há ainda o popular champignon de Paris, item clássico do estrogonofe e da cozinha europeia, rico em proteína, vitamina C e minerais como ferro, cobre e zinco.

Foto: Divulgação

Com relação aos cogumelos in natura e secos, o principal diferencial da versão industrializada é a praticidade, o que torna esses alimentos tão apreciados uma nova opção para o preparo das refeições do dia a dia.

Os produtos facilitam o trabalho na cozinha, já que basta abrir a embalagem e incorporá-los diretamente às mais variadas receitas, como cobertura de pizzas, recheio de tortas, molhos para massas, saladas, entradas, aperitivo e lanches. “Com essa facilidade, as donas de casa ganham agilidade no preparo das refeições, já que não é preciso deixar os cogumelos de molho ou cozinhá-los previamente”, afirma Cíntia Motta, diretora e fundadora da Sierra.

Foto: Divulgação

Além disso, os cogumelos prontos têm uma durabilidade maior do que os frescos e podem ser usados inclusive em pratos mais sofisticados e são muito saudáveis, segundo a executiva.

Estudos, como o da Universidade de Brasília, revelam que cogumelos, como o shitake, apresentam propriedades nutricionais e anticancerígenas aumentadas após o cozimento.

 

Fonte: sierra.ind.br

 

Adicionar comentário