Origem do símbolo @

 

Que a Internet surgiu das pesquisas militares no período áureo da Guerra Fria, todo mundo sabe. Mas duvido que o Departamento de Defesa dos EUA imaginava  estar dando início naquele período, ao maior movimento midiático do século XX. A ONU estima serem mais de dois bilhões o número de internautas no mundo hoje em dia.

Pelo que consta, saiu do computador de RAY TOMLINSON que prestava serviço a este mesmo departamento, o primeiro email da história. No seu teste, Tomlinson clicou as dez primeiras letras do teclado e enviou a si mesmo.

Foto: Divulgação

Encantado com o resultado, seus colegas receberam surpresos um estranho texto -qwertyuiop – onde era explicado como funcionava o sistema para identificar os destinatários das mensagens. Tomlinson que era responsável por escrever o código do programa de email, olhou para o seu teclado e se indagou qual o símbolo que ninguém usaria para usar o nome do usuário? Arroba na cabeça é claro.

Mas como foi parar este @ no teclado? Este símbolo representava uma unidade de peso e de capacidade (ânfora). Como era um símbolo comercial, encontrava-se nas máquinas de escrever originais, pelo seu uso mercantil. Significava “cada uma”. Nas bancas de maças, por exemplo, o preço unitário era indicado por este símbolo 12 maças @ 1,00.

Sei lá como foi colocado do teclado, mas provavelmente quem resolveu colocar teve seus motivos, mas guardou a sete chaves.

Nós lemos arroba, porque este termo é usado em Portugal e Espanha. Aliás, num dicionário espanhol de 1492, a palavra ânfora é traduzida precisamente por arroba.

Foto: Divulgação

Já outros países, optaram pela forma do símbolo ou pelo significado de encaminhamento. Em inglês @ é lido como at. – “em” – Isto é, no lugar virtual em que a conta do email se localiza.

Os italianos, com suas almas artísticas, vem no símbolo um caracol. Daí – chiocciola. Os russos conseguiram ver no @ um cachorrinho pequeno – Sobachika.

Na Dinamarca resolveram achar que tem pinta de tromba de elefante – Snabel. Já a Alemanha, Polônia, Bulgária e Indonésia se uniram visualmente em torno do rabo de macaco.

Na misteriosa e romântica Turquia… @ é uma linda rosa. Aliás, este seria meu preferido.

Independente do nome dado ao @, o símbolo é usado por uma em cada três pessoas no mundo atualmente. Só na Ásia, são 500 milhões de Internautas.

Nós no Brasil, estamos caminhando a passos largos, pois são em torno de 80 milhões de usuários. A hora que a nossa turma de maduros resolver entender a maravilha de porta que a Internet abre, com certeza subiremos um degrau grande em quantidade.

Atualmente, dos cerca de 20 milhões maiores de 60, apenas 7% se dá ao grande prazer. Apesar das apreensões a que fomos submetidos no período da Guerra Fria, valeu a pena, pois graças a ela estamos hoje plugados com o mundo.

 

Comentários 3

  • Ercilia S. Turato11/09/2012 em 20:58

    Gostei de saber… sempre fiquei aflita em saber porquê cargas d’água esse símbolo foi incluído no e-mail.

    Um cara cabeça, né?!

  • Ana Boucinhas10/09/2012 em 14:03

    O que despertou minha curiosidade foi um amigo italiano super sério,ter me ditado seu email Fulano chiochiola yahoo.Até cair da ficha do que era a tal chichiola…. Pensei q fosse sobrenome,spelido ,tudo menos arroba kkk

  • Erika Cabral10/09/2012 em 11:49

    Que coisa interessante …eu ja havia pensado como teria surgido ….mt legal !!! Sem falar no artigo mt bem escrito.
    bjs
    Erika

  • Adicionar comentário