Onsly Canedo

 

Onsly Canedo, médica, que mora em Salvador nos conta agora nesta agradável entrevista um pouco de sua vida e carreira profissional. Interessante notar que a Onsly teve três filhos: todos são médicos e cirurgiões. O marido, também médico e cirurgião. O filho mais velho, Jorge Alexandre Canedo, meu genro, casou-se com minha filha, também médica. O filho do meio casou-se com uma dentista e falta o mais novo, Bernardo que por certo não vai sair da área.

 

AV – Como profissional do ramo da medicina, anestesista de sucesso, quais os seus planos para o futuro?

Dra. Onsly – Continuar trabalhando nesta profissão que amo cada vez mais, procurando dar o melhor de mim às pessoas que chegam tão vulneráveis ao centro cirúrgico.

AV – Como foi este passo a passo na sua carreira?

Dra. Onsly – Sai da minha cidade natal, Brumado, interior da Bahia, bem cedo e fui estudar no Colégio das Sacramentinas, onde conclui o segundo grau. Desde minha infância já sabia e dizia que iria ser médica. Ingressei na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia onde me graduei, tendo sido a primeira aluna a realizar internato no exterior, no Hospital San Carlos da Universidade de Madri, nesta cidade.

Depois fui para o Staedischen Krankenhaus Heinsberg, Alemanha onde nasceu meu primeiro filho. Passei três anos na Europa. Voltando ao Brasil prestei concurso para especialização em anestesiologia. Após concluir pós-graduação fiz concurso para Serviço de Anestesiologia de Salvador, associação que posteriormente foi substituída por uma Cooperativa COOPANEST-BA. Ingressei na Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 1974. No capítulo da Bahia participei como membro do conselho superior nas gestões (2004-2005) e como membro conselho fiscal efetivo nas gestões (2006- 2007- 2008- 2009). Gosto de atividades associativas e científicas, participando sempre dos congressos e jornadas.

AV – Como integrou suas atividades profissionais às responsabilidades familiares, gerindo uma vida movimentada, filhos (deslumbrantes) e netos?

Dra. Onsly – Tive a sorte de ter filho que não me deram muito trabalho. No início trabalhava mais pelas manhãs para dedicar as tardes à eles, meus três filhos. Foi tudo muito gratificante.

AV – Qual sua grande força motriz?

Dra. Onsly – Sempre achei a vida bela, e eu uma pessoa privilegiada, com muita paixão por tudo que tenho. Costumo dizer que fui mimada por meus pais, pela vida e por Deus. Espero que ele continue bom comigo!

AV – Se voltasse atrás fosse possível, quais as alterações que faria?

Dra. Onsly – Não questiono nada. Acho que faria tudo novamente.

AV – Como a “Melhor Idade” repercutiu em você, física e mentalmente?

Dra. Onsly – Percebo que as longas horas de jornada diária pesam mais atualmente. Mas ainda consigo manter a mesma capacidade de trabalho.

AV – Amor e trabalho – como encarar esta relação?

Dra. Onsly – O marido sendo da mesma profissão ajudou muito. Trabalhamos muito por muitos anos juntos e ele foi um grande incentivador. Nunca houve questionamentos nem traumas por deixar os filhos para trabalhar, eles sabiam que era bom para mim e para todos nós.

AV – Você acredita em paixão?

Dra. Onsly – Claro! Tudo tem que ter paixão: pela família pelo trabalho e pela vida! Existem muitas formas de paixão.

AV – Quais os seus hobbies favoritos?

Dra. Onsly – Adoro cinema e leitura. Leio muito jornais, hábito adquirido desde a adolescência, por exigência de meu pai, e sempre estou com um livro à mão. Como atividade física, faço musculação intercalando com aeróbica.

AV – Que tipo de música você curte? Costuma ouvir música com que constância?

Dra. Onsly – Sou eclética. Gosto de boa música, da popular a clássica. Adoro ópera. Ouço música desde que entro no carro para trabalho e no centro cirúrgico trabalhamos sempre ouvindo música.

AV – Qual sua cor predileta?

Dra. Onsly – Vermelho, sempre!

AV – Se fosse colocar em ordem de preferências, como classificaria seus focos: bolsas, sapatos, vestidos, perfumes, cremes, jóias/bijuterias.

Dra. Onsly – Cremes, perfumes, jóias/bijoux, sapato, bolsas e vestidos.

AV – Um epitáfio/conselho:…

Dra. Onsly – Aqui jaz uma mulher que viveu feliz com sua família, seus amigos, seu trabalho e tinha paixão pela vida. 

 

Comentários 16

  • JORGE CANEDO20/08/2012 em 00:59

    Minha avó querida! Muito bom ler sobre voce neste site. Tenho muito orgulho de voce!

  • Lycia29/05/2012 em 16:11

    Onsly

    Amiga de todas as horas, uma verdadeira irmã,estudamos no mesmo colégio das Sacramentinas e mantemos com muito orgulho esta amizade.
    Onsly é uma MULHER extraordinária do M ao R , tudo que faz é com uma garra fantástica. Megulha de cabeça prá valer .
    Como mãe é perfeita , e avó apaixonada pelos daquí e pelo que mora longe.Só não é mais porque ninguém pode competir com Jorge como avô.
    Como profissional então é competentíssima, abraça a medicina com um um amor extraordinário , nasceu para ser médica e tem a
    a sorte de ver os filhos seguirem a mesma carreira bem sucedida
    dos pais dedidcados.
    Tenho muito orgulho de ser sua amiga , de conviver com sua alegria de viver ,cheia de vida e de bom humor.
    Beijos

    Lycia

  • Jedson Nascimento21/05/2012 em 14:23

    Parabéns Onsly
    É bom tê-la como amiga e orgulho-me e de ser amigo desta família maravilhosa.
    Jedson

  • Maria Eugenia Cerqueira14/05/2012 em 01:41

    Eu tenho o privilégio de tê-la como co-sogra e amiga!

  • Paula13/05/2012 em 22:18

    D. Onsly, sua paixão pela vida se reflete em tudo e em todos que a rodeia! Ser mulher, dividida e ao mesmo tempo completa em todas as suas facetas: excelente profissional, administrar casa, marido e criar filhos tão maravilhosos… So pode ser pode ser possível para uma pessoa que tem e exala o mais nobre dos sentimentos e o único capaz de explicar tanto sucesso: O AMOR! Obrigada por me acolher côn. Tanto amor em sua família, obrigada pelo amor incondicional pelos pequenos… E, acima de tudo, obrigada pelo exemplo de amor pela vida! Sua entrevista não poderia estar em um site com denominação mais apropriada! D Maria Eugenia, Parabéns tambem pela sabedoria e delicadeza das perguntas!!! Com amor, Paulinha

  • Christiane10/05/2012 em 01:25

    Para mim é um orgulho ser sua amiga e os tenho, como uma família exemplar, desde sempre, pois a nossa amizade já entrou nos “entas” há décadas, mas não importa quantas…
    Estar com você é um presente sempre novo, no que diz respeito a simplicidade, ao amor, ao aprendizado,a jovialidade que a sua companhia proporciona. Mais que amiga, sou sua fã incondicional e agradeço a Deus a oportunidade de fazer parte da sua vida.
    Com muito carinho
    Christiane

  • Leonardo05/05/2012 em 09:22

    Mamita,
    Parabéns pela força e alegria com que você sempre encarou a vida. Agradeço a sorte de ser seu filho e puder ser formado com o exemplo de mulher, profissional e mãe que sempre nos deu. Bj

  • Gracinha03/05/2012 em 11:57

    Esta é Ly, minha irmã que amo muito!uma pessoa muito especial na minha vida. Quando completei 15 anos ela mesma fez o meu vestido (muito lindo, todo em “bico de renda”), o qual guardo até hoje, com muito carinho e também me deu o primeiro sapato com salto, muito chic. Sou muito grata a ela por estar tão presente na vida da minha família, inclusive foi escolhida, por minha filha Fernanda, para ser sua madrinha de crisma.
    Você, Ly, é uma pessoa iluminada! Bjos

  • Cristina Alves02/05/2012 em 22:12

    Nossa amizade é recente, mas nem por isso menos intensa, e sincera. De tudo que foi dito sobre você, quero destacar a sua generosidade.Sua bondade com o próximo é maravilhosa. Ter sua amizade é um presente para todos nós; por voce ser Tão especial, Tão querida, Tão generosa, e Tão iluminada. Por tudo isso você é tão amada por todos e por tantos.

  • MARTA01/05/2012 em 11:38

    Como Nubélia e Eliane,nossa amizade vem de longo tempo. Antes de vc conhecê-las,já era minha amiga. Inicialmente quando morávamos no bairro do Canela, você estudando para o vestibular de Medicina,e posteriormente quando dividimos um apartamento no bairro dos Barris, você já iniciando a Faculdade. A vida determinou que não nos separassemos, indo juntas exercer as nossas atividades profissionais (você Médica,eu Enfermeira) por muitos anos no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Luzia.Estou muito feliz com a sua entrevista, um RX perfeito do que voce é: grande figura humana, excelente profissional; esposa, mãe e avó dedicada.Realmente uma guerreira “amante da vida”.
    bjs
    MARTA

  • Eliane01/05/2012 em 10:59

    Conheci minha melhor amiga sócia e comadre durante a prova de seleção para residência em anestesiologia na UFBA, num longínquo janeiro e …detestei, acreditem. Nao podia estar mais errada, dou a mão a palmatória, pois construímos a partir dai uma amizade incondicional.A danada sempre me surpreende vejam est agora.. Parabéns pela excelente entrevista totalmente verdadeira e coerente.Beijos de Eliane

  • Onsli Almeida01/05/2012 em 01:22

    O que dizer sobre essa pessoa maravilhosa que simplesmente herdei seu nome, para mim é um orgulho e ao mesmo tempo uma imensa responsabilidade. Amei a entrevista! Como sempre elegante, feminina,  profissional, além de uma grande mulher, mãe e mais do que nunca VOVOZONA! Realmente uma verdadeira amante da vida! Um enorme Bjo de sua aflilhada!

  • Cristiano Neto30/04/2012 em 14:51

    Parabéns ao site que teve a sorte de entrevistar uma excelente profissional e mais extraordinariamente ainda um ser Humano com “H” maiúsculo. Um bate papo agradável, científico onde transmite um pouco de sua bagagem profissional e também ética.
    Tive o privilégio de conhecê-la dentro e fora do centro cirúrgico onde era apelidada como “Dra. Diprivan” pela sua destreza em lidar com a medicação onde consegue, majestosamente, deixar os seus pacientes no limiar “exato” entre o “dormir” e o “acordar”, dando, assim, maior segurança para toda a equipe e principalmente ao seu paciente que obviamente sofria menos aos efeitos do pós-anestésico.
    Com um charme e uma elegância que exubera, irradiando Amor e muita Segurança aos que estão a sua volta,esta é Dra. Onsly, com a determinação de uma Leoa mesclada a sensibilidade da mais pura alma feminina, vem enchendo os corações de colegas e Amigos com muito amor e esperança nos fazendo perceber que somos capazes de sermos felizes diante das adversidades da vida… Só mesmo uma pessoa que ama o que faz para brilhar tanto como a nossa queridíssima Onsly!!
    Parabéns por ter uma família linda e, pode ter a certeza de que, você é motivo de muito orgulho para todos nós!!!!
    Do seu fã N.1, Cristiano Neto.

  • Nubélia30/04/2012 em 14:30

    Onsly, bons tempos na UFBa vivemos, passamos por pensionatos, e fizemos uma bela amizade. Mesmo não estando sempre por perto quando a encontro sinto que nutrimos uma pela outra a mesma amizade, por isto vale a pena a vida, fazer amigos foi o meu lema, consegui fazer muitos por este mundo afora e vc. querida faz parte da minha vida. Um bj. de Nubélia

  • Alexandre29/04/2012 em 23:59

    Parabéns as colunista do site pela linda e gloriosa iniciativa. O nome acertou em cheio o objetivo. O “Amantes da Vida” já é um sucesso! Parabéns especial a Maria Eugenia, minha sogra, sempre procurando novos desafios. E para minha mãe, uma mulher que tenho orgunho e admiração de chamar de “Mamita”. Bjs

  • Anna Paula Rudge28/04/2012 em 16:13

    Tia , adorei a entrevista com a Dona Onsly. Dona Onsly adorei!!! Blog bombando. Parabéns a todos. Bjs

  • Adicionar comentário