“O livro secreto de Dante”

O INFERNO DE DANTE ESTÁ APENAS NO COMEÇO

Uma saga tenta desvendar os mistérios que rondam a Divina Comédia 

Dante Alighieri foi um dos grandes pensadores de seu tempo. Político, escritor, poeta que e é considerado, até hoje, o mais extraordinário da Itália e, sua obra a “Divina Comédia” serviu como base da língua italiana moderna e pode ser acolhida como uma verdadeira enciclopédia que discute valores filosóficos, científicos, líricos e históricos. Dividida em três partes – O Inferno, o Purgatório e o Paraíso – a obra retrata um mundo e uma cultura que em muitos trechos podem ser trazidos para a atualidade.

Mas agora a Divina Comédia virou o pano de fundo de uma aventura recheada de mistério e suspense que a Editora Évora lança esse mês, pelo selo Generale. “O Livro Secreto de Dante”, de Francesco Fioretti, traz uma história a partir da morte do poeta italiano e faz questão de refutar: Dante Alighieri morreu de morte matada ou de morte morrida? Fioretti revela um código oculto na Divina Comédia e compartilha com o leitor o enigma escondido em versos pelo poeta medieval. Quem teria o impedido de concluir a obra? Quem roubaria os manuscritos? Porque o poeta teria escondido o trecho que conclui a obra?

O autor começa a história a partir de uma descoberta acidental – um enigma numerológico de Dante – feita por Fioretti, que permite interpretar algumas passagens da obra de Alighieri e que está recheada de mistérios e suspenses – a filha do poeta, Irmã Beatrice, um ex-templário chamado Bernard e um médico, Giovanni de Lucca iniciam uma investigação que pretende esclarecer a morte de Dante e tentam, com dificuldade, decifrar uma mensagem codificada, deixada pelo poeta – “em nove folhas de pergaminho, e paralelamente começam a seguir as pegadas dos seus prováveis assassinos, descobrindo que muitos nutriam uma profunda aversão pelo poeta”.

Fioretti traz personagens fictícios e mistura a realidade de Dante à sua realidade num romance recheado de aventuras e muita ação que pode ser uma excelente opção de leitura para esse final de ano. 

SOBRE O AUTOR

Foto: Divulgação

Francesco Fioretti nasceu na Itália, em Lanciano, na região de Abruzzo, em 1960. Tem origens sicilianas, da região da Puglia e de regiões toscanas. Cursou a Faculdade de Letras em Florença e atuou como professor nas regiões da Lombardia e de Marche.

Atualmente dedica-se a aprofundar seus estudos sobre Dante na Universidade de Eichstätt, na Alemanha. Publicou ensaios críticos e antologias escolares. Na Newton Compton, marcou sua estreia com O livro secreto de Dante, que imediatamente galgou posições nas listas dos mais vendidos, tendo ocupado durante meses os primeiros lugares e tendo obtido também um grande sucesso de crítica, com os direitos de tradução sendo adquiridos por sete países.

 

Adicionar comentário