O lago dos cisnes

 

O MAIS FAMOSO E POPULAR BALLET ROMÂNTICO DO MUNDO NO THEATRO MUNICIPAL – RJ

O espetáculo de ballet O Lago dos Cisnes fez sua estreia dia 24 de maio, sete anos após sua última temporada, o mais famoso e popular ballet romântico da história, volta à programação do Municipal.

Foto: Divulgação

Na versão criada em 2006, por Yelena Pankova, especialmente para o Ballet do Theatro Municipal, revezam-se nos papeis principais, até 2 de junho, os Primeiros Bailarinos do San Francisco Ballet, a cubana Lorena Feijoo e o brasileiro Vitor Luiz, como convidados especiais, e as estrelas do BTM, Márcia Jaqueline, Cláudia Mota, Filipe Moreira e Denis Vieira. O Ballet do Theatro Municipal tem Direção Artística de Hélio Bejani. A Orquestra Sinfônica do TM terá à frente o Maestro Silvio Viegas, seu regente titular.

A primeira versão de O Lago dos Cisnes fez sua estreia em 1877, com coreografia de Julius Reisinger, para o Teatro Bolshoi de Moscou. Apesar da beleza da música de Tchaikovsky, a temporada foi um fracasso, acentuado pelo fraco desempenho da protagonista, Pelageya Karpakova. Somente em 1894, um ano após o falecimento do compositor russo, o ballet ganharia uma nova versão consagradora. Neste ano – quando outros ballets com música de Tchaikovsky já eram sucesso, como A Bela Adormecida, de 1890, e O Quebra-Nozes, de 1892 – o príncipe Ivan Alexandrovich, diretor do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, decide prestar-lhe uma homenagem com uma nova montagem de O Lago dos Cisnes, coreografado por Marius Petipa (1º e 3º atos) e Lev Ivanov (2º e 4º atos), que fez sua estreia em janeiro de 1895. Desde então, tornou-se um dos mais populares ballets do repertório clássico.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

INFORMAÇÕES

Datas: 24 de maio a 02 de junho de 2013.

Horários: 31às 20h; 25, 26 e 30/05 e 02/06, 16h; 01/06, 21h

Onde: Praça Marechal Floriano, Centro – RJ

 

Adicionar comentário