Natal Luz em Gramado

 

Enquanto centenas de cidades estendem-se preguiçosamente no nosso imenso litoral desperdiçando a vocação turística, pequenas cidades conseguem impor esplendor de competência, charme e beleza ao Brasil.

Encravada na Serra Gaúcha, GRAMADO teve a sorte de ser colonizada por alemães e italianos que definiram ser o turismo a fonte maior de renda. Sua população desde sempre ousou promover a charmosa cidade e hoje eventos audaciosos tornam-se realidade. O chocolate de Gramado, o Festival das Hortênsias, o Festival de Cinema de Gramado já despertavam curiosidade e distinguiam a pequena cidade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mas mal imaginavam os antigos imigrantes, que Gramado viria a ser palco do maior espetáculo natalino do mundo!

Nem mesmo os membros da Organização do Festival das Hortênsias que sugeriram em 1986 fosse criado um passeio pela principal avenida da cidade, que por ocasião do Natal, poderiam calcular a dimensão que tomaria o evento no futuro.

Na festa piloto, com a participação da comunidade, alguns corais com os componentes carregando velas acesas saíram da avenida principal em direção à Praça da Igreja Matriz, cantando músicas natalinas. Recepcionando os cantores, nas escadarias da Igreja, o Maestro Eleazar de Carvalho encontrava-se com a batuta a postos para reger a Sinfônica de Porto Alegre. Definido assim o peso que seria dado dali para frente ao recém criado evento.

Nascia ali o famoso NATAL LUZ, que este ano chega à sua 27 edição, consagrando-se como um evento espetacular. À magia da comemoração, acrescentam-se espetáculos de sons e luzes, fogos e águas dançantes que despertam emoção, alegria e deslumbramento nas crianças e nos adultos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura se junta à iniciativa privada na certeza de abrilhantar cada vez mais o evento. Uma família local, por exemplo, leva ao teatro da Faurgs este ano, o espetáculo “Korvatunturi” Atores, acrobatas e dançarinos, mesclando técnicas circenses e cenários, que desvendam aos espectadores os mistérios da origem do Natal e do mundo místico do personagem título.

Do dia 6 de novembro até o dia 6 de janeiro, mais de 600 atrações revezam-se diariamente. Imperdível o show Navitaten onde 39 cantores líricos sob o céu aberto do Lago Joaquina Rita Bier, oferecem um espetáculo único. Remontando a origem do Natal, chamas de fogo saem de dentro do lago, raios lazer realçam a sintonia das águas dançantes, fogos de artifício acompanham direto a apresentação que culmina com um coral de 100 vozes, levando ao êxtase os presentes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A parada de Natal então é tão espetacular que concorre com as escolas de samba do carnaval carioca. Aliás, Joãozinho Trinta há anos atrás passou seu know how aos criativos organizadores do famoso desfile Natalino. Enormes carros alegóricos repletos de anjos, presépios e brinquedos circundam Papai Noel, o convidado ilustre.

A programação gratuita que envolve a maioria dos habitantes, contam com peças de teatro temáticas, casa e oficina do bom velhinho, corais, musicais, e cinema 3D.

Graças ao trabalho da sociedade civil, com o irrestrito apoio dos órgãos públicos, os 40 mil habitantes de Gramado dividem com mais de dois milhões de pessoas seu calendário festivo.

Diante do espetacular exemplo, resta-nos agradecer por resgatar em nossos corações o orgulho de sermos brasileiros.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Comentário 1

  • Lilian Piñero Eça17/12/2012 em 11:30

    Ana o que é isso nunca vi nada igual Os espetáculos estão passam durante o mês de dezembro como é a programação ?

  • Adicionar comentário