Medicina Preventiva

 

Promover a Saúde e Prevenir doenças: esta deve ser a visão da medicina atual.

 

Nos dias de hoje, é inadmissível esperarmos o estabelecimento de doenças e então tratá-las. Inúmeros recursos diagnósticos e terapêuticos nos possibilitam a prevenção de doenças. Da mesma maneira, atitudes e mudanças comportamentais simples contribuem significativamente para a promoção da Saúde.

Desta maneira, torna-se essencial um bom vínculo médico – paciente, com consultas rotineiras que aprofundem questões holísticas, não se atendo apenas ao corriqueiro. Um bom médico deve ouvir atentamente seu paciente e, como um detetive, pesquisar e se antecipar aos agentes causadores de doenças. Da mesma maneira, um bom paciente deve buscar seguir a prescrição do seu médico e implementar as mudanças orientadas por ele.

O grande desafio hoje em dia e que nosso modelo de Saúde e completamente curativo, isto quer dizer: apagamos incêndios. Você procura seu medico rotineiramente ou quando sente aquele desconforto ao urinar? Seu medico te escuta ou se atem a um problema de saúde pré-existente ou atual? Vocês, em conjunto, estão preocupados em promoção de saúde?

Seguros, convênios e S.U.S (Sistema Único de Saúde) precisam reescrever a sistemática de seus atendimentos. A visão moderna da Medicina Preventiva pode economizar milhões, uma vez que a tendência da prevenção e de que haja significativa redução do numero de internações, cirurgias e taxas de mortalidade. Como poderá trabalhar holisticamente um médico obrigado a cumprir uma agenda que requer atendimentos a cada vinte minutos? Esta é a realidade daqueles milhões de pacientes que não podem ter acesso a medicina particular, aquela que permite sistema de reembolso, mas não esta diretamente relacionada aos convênios e seguradoras.

Se e tão obvio que a mentalidade preventiva e tão mais eficaz quanto pratica, você já parou para se questionar o porque de não ser implementada?
Será que “antes prevenir do que remediar” e uma verdade interessante aos empresários da Medicina?

 

Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Comentários 4

  • MARIA REGINA DE OLIVEIRA DAMASCO01/06/2012 em 14:34

    Parabéns, que esta carreira de colunista cresça, e com bastante informaçôes, pois as dúvidas são diárias.

    Sucesso.

  • Maria Eugenia Cerqueira23/05/2012 em 00:32

    Há muitos anos que sigo esta orientação e sempre me dei bem. Prevenir é melhor que remediar…

    • renata de camargo menezes28/05/2012 em 21:11

      Pois eh, essa mentalidade avançada precisa ser urgentemente inserida e divulgada em nossa sociedade!

  • Celia Helena21/05/2012 em 11:27

    Na minha ingenuidade nao tinha pensado nisso.Uma vez tive problema com meu seguro saude que nao quis liberar a batelada de exames pedidos pelo meu ortomolecular.
    Fiz uma justificativa enorme,alegando que gracas ao exagero de exames,eles estavam economizando em internacoes e cirurgias, gracas aos controles periodicos.
    Liberaram.

  • Adicionar comentário