Maria Eugenia conversa com crianças sobre a posse responsável dos Pets

Esta semana, fui dialogar com quase 60 crianças para conscientizá-las sobre a posse responsável de animais.

Assunto sério, já que o abandono em nosso País é grande e o descaso das autoridades, maior ainda.
O que me impele a realizar este tipo de trabalho é única e exclusivamente a esperança. Acredito piamente que quanto mais cedo difundirmos que animais de estimação têm direito a serem bem tratados por seus cuidadores, que têm sentimentos e que dependem única e decisivamente de quem os assume, maior o sucesso desta campanha, num futuro próximo.


Quando eu era menina, em inúmeras festinhas, eram distribuídos pintinhos amarelinhos como brinde ao final da festa – isto mesmo, pasmem os mais jovens…
As mães recebiam aqueles bichinhos como uma verdadeira praga, algo descartável já que não dispunham em casa nem de local adequado, nem de alimento para mantê-los vivos. As crianças adoravam e as pobres criaturas tinham vida breve. Nas feiras livres também era comum a venda de pintos de granja descartados pelos criadores, oferecidos como brinquedinhos para ocuparem a criançada. Graças a campanhas de conscientização, a moda passou.


O abandono, no entanto, continua. E os Centros de Zoonose estão cada vez mais superlotados, sem contar os que não são recolhidos e ficam jogados à própria sorte, pelas ruas das cidades.
Claro que uma pessoa só pouco resolve, mas continuo tendo esperança e fé nas minhas palestras. Se aquelas crianças, brincando e desenhando comigo, lembrarem do risco de descarte e morte que a Gipsy passou ao ser vendida como mini, quando era na realidade uma porca de 200 quilos, se recordarem que animal não é brinquedo, sente frio, fome e medo, valeu cada minuto do meu tempo. Elas voltam para casa olhando seus bichinhos, quaisquer que sejam, de uma forma diferente – disto tenho certeza. Tenho certeza.

Maria Eugenia

A equipe do Programa In Focus, com a apresentadora Juliana Minarelli, também acompanhou a palestra sobre o livro “As Aventuras de Gipsy” no Colégio Amazing School, em São Paulo. Assista abaixo!

 

 

Adicionar comentário