Rotina com Purpurina

Lavagem “A SECO” em Casa 

Primeiramente é preciso entender que não existe lavagem “A SECO”.   O que não se usa é água e em lugar dela entram os  fluidos de limpeza (removedores) – nas lavanderias,  o percloroetileno (nome comum para o tetracloroetileno),  hidrocarbonetos e  álcool.

O percloroetileno (perc) foi sintetizado pela primeira vez por Michael Faraday em 1821 e dali para frente foi amplamente utilizado como desengraxante e limpador. Ocorre que se trata de um produto tóxico, narcótico ao organismo e que, portanto precisa ser banido. O Brasil permite o uso controlado por Órgãos especiais, nas lavanderias, o que é nosso foco.

Procurem, portanto comprar produtos de limpeza que não contenham “perc” bem como roupas que não exijam lavagem a seco constante.

Foto: Divulgação

Se a conta da lavanderia anda pesada, vamos economizar “lavando a seco” em casa, o que pudermos.

Primeiramente um aviso: nunca, nunca mesmo, lavem com água em casa veludo, peles ou couro em casa. A limpeza superficial de peles e couro pode ser feita com vinagre e amaciante de roupa num pano que não solte fiapos, como já foi apresentado neste programa. Quanto ao veludo, mande para a tinturaria.

Algumas manchas são impossíveis de remover – tinta original da peça desbotada, pingos de água sanitária ou artigos que clarearam com a luz do sol. Esqueça. Em alguns casos, dependendo da natureza do tecido, pode ser tentado o tingimento, por empresas especializadas.

Examine a peça a ser “lavada” – se houver manchas pequenas, esfregue álcool ou removedor de manchas no local. Coloque papel toalha logo abaixo do lugar manchado e por baixo do papel  uma esponja seca. Assim, você impede que a mancha se espalhe, à medida que você tenta retirá-la. Não esfregue com força. Use um pano ou esponja macia. Sempre experimente numa beiradinha, para certificar-se da resistência das cores, antes de usar qualquer método de limpeza.

Peças de malha ou lã podem ser mergulhadas em álcool líquido (não use álcool em gel) – vá espremendo suavemente e trocando o álcool até que ele saia limpo. De modo geral dois enxagues são suficientes. Pendure a malha ou coloque esticada sobre uma toalha, sempre na sombra. Não esqueça a roupa no álcool, pois ele é volátil, seca e a sujeira permanece grudada no tecido.

Peças de seda pura podem ser lavadas em casa com o  uso de removedor- deixe de molho por uma hora, esprema suavemente. Para sair o cheiro, pendurem ao ar livre por uns três dias. Certos removedores modificados contém água e fazem espuma – teste sempre antes, numa beiradinha do tecido.

Quando estiver usando álcool ou removedor, lembre-se de fazê-lo longe do fogo, pois estas substâncias são altamente inflamáveis. Não fume nem fique perto do fogão.

Para dar uma renovada em peças  com cheiro de guardada, coloque- as na secadora, dentro de uma fronha embebida previamente em amaciante e bem seca fechando bem a boca  com um alinhavo ou com alfinetes de fralda.

Dica: várias pessoas me passarem email perguntando como evitar a formação de bolor em couro de bolsas e sapatos: num pano seco e limpo coloque algumas gotas de óleo de cravo e esfregue suavemente. Este óleo impede a formação de mofo.

 

Comentários 11

  • SONIA MARIA VERONEZI ALVES20/07/2014 em 22:08

    Oi Maria Eugenia, saudações
    Gostaria de saber de dicas para limpar “a seco” tapeçaria.
    Um grande abraço
    Sonia

  • Lúcio Costa14/05/2014 em 21:32

    Boa noite Maria Eugenia!
    Gostaria de saber como faço para tirar o mal cheiro de óleo, minha mãe está adoentada e por isso passamos óleo nas pernas dela, os lenções e roupas ficam com o mal cheiro, se poder me ajudar agradeço.

    Desde ja agradeço.

  • Erika03/12/2013 em 16:00

    Gostaria de saber como tirar mancha de sabão em pó de roupas e como evita-las?

  • Magali C S Amariz05/11/2013 em 10:25

    Quais os removedores indicados para as roupas de seda? Pois tenho várias e queria lavá-las em casa mesmo, usando o método a seco.

    Obrigada.
    Magali.

  • Luma Duanny11/08/2013 em 14:39

    Boa tarde,

    Tenho uma peça de seda pura. Queria que vocês especificassem o nome desse removedor e onde compro? E se todos são inflamáveis? Também queria saber a secadora é a mesma máquina de lavar roupas?

    Att,

    Luma.

  • Joceli03/05/2013 em 20:27

    Oi! gostaria da sua ajuda, preciso tirar mancha de desodorante de camisa, se tiver jeito de remoção desde já agradeço pela orientaçao. Bjo! Joceli Te assisto no Mulheres, da Katia fonseca.

  • LUCIA03/05/2013 em 00:19

    Boa noite!! gostaria de saber como eliminar aquelas manchas de desodorantes que grudam nas mangas das camisas e camisetas do meu filho,já tentei de tudo,nas roupas brancas elas ficam amareladas e em roupas pretas manchas brancas e endurecidas.Espero que possa me ajudar,desde já agradeço.
    Lucia

  • fatima cristina dos santos denser01/05/2013 em 19:42

    Boa noite, e quando o mofo já está presente numa bolsa que possuo…couro de cor clara, tom cru e estava num armário esquecida porém de clássica. Como faço para tirar os vários pontos de mofo???? aguardo resposta desde já obrigada, abraço.

    Fatima

  • Adicionar comentário