Instituto Inhotim

Instituto Inhotim expõe obras de arte contemporânea que convivem em perfeita harmonia com milhares de espécies raras de plantas.

Foto: Divulgação

A explosão de emoção da museóloga Gilda Baptista, me levou a este texto.

A 40 km de Belo Horizonte, uma cidade com o sonoro nome de Brumadinho, acolhe o maior museu a céu aberto da América Latina.

Celebrado internacionalmente, o Instituto Inhotim expõe  obras de arte contemporânea que convivem em perfeita harmonia com milhares de espécies raras de plantas.

A história da criação deste espetacular espaço cultural merece ser resgatada, pois adveio do entusiasmo de um amante da vida, que colecionava obras de arte.

O mineiro Bernardo Paz, empresário de sucesso, ao comprar uma usina de mineração em Brumadinho, recebeu no pacote, uma fazenda de 700 alqueires. Sendo amigo pessoal de Burle Max, recebeu deste algumas sugestões e colaborações para um jardim a ser construído.

Foto: Divulgação

Claro que ficou um pouco grande, e Bernardo resolveu fazer uns pavilhões para neles abrigar suas obras de arte.

A propriedade particular foi se transformando com o tempo, graças à definição dada a si mesmo pelo visionário empreendedor – “Sou da tribo das pessoas que só querem fazer, fazer e fazer”.

Sempre conjugando o verbo de sua preferência, o espaço foi tomando um vulto surpreendente e em 2002, decide fundar o Instituto Inhotim – instituição sem fins lucrativos, destinado à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que também desenvolve ações educativas e sociais.

Foto: Divulgação

Em 2005 timidamente abre suas portas para grupos específicos, em visitas pré-agendadas. Mas no ano seguinte Inhotim foi aberto ao público. O extraordinário espaço já com um riquíssimo acervo botânico e repleto de obras de arte  tornou-se um polo turístico internacionalmente conhecido.

Em abril de 2008 Inhotim foi reconhecido como Organização de Sociedade Civil de Interesse Público pelo Governo de Minas Gerais e em 2010, os jardins recebem o título de Jardim Botânico, através do registro no Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

Atualmente 500 obras de arte contemporânea, divididas entre esculturas, pinturas, fotografias etc. são expostas a céu aberto ou em galerias permanentes e temporárias.

A estas alturas, já conta com apoio na esfera pública. Com o mesmo entusiasmo que o levou a ser o maior colecionador de palmeiras do mundo, inaugurou o “site specifics”, onde obras são projetadas especificamente para o local em que será exposta.

Foto: Divulgação

Fonte inesgotável de inspiração, já inseriu ações de responsabilidade ambiental, social, educativa e de fortalecimento da cultura.

Celebrado internacionalmente, este paraíso artístico torna-se cada vez mais aplaudido.

O Brasil só tem a agradecer a este incrível empreendedor que fez nascer em Brumadinho um magnífico polo de arte, cultura e beleza.

Foto: Divulgação

 

 

Comentários 8

  • Denise da Silva Pires08/01/2014 em 19:19

    Estive no final de novembro de 2013 em Inhotim e é um lugar deslumbrante. Natureza pura e arte de qualidade. Vale a pena conferir.

  • Elisete Toledo04/06/2013 em 17:13

    Obrigada por compartilhar tamanha beleza, conosco.
    Realmente sensacional! Amei….

  • Ruy Poncio04/06/2013 em 09:48

    Fico impressionado, já nos meus 62 anos, nunca tinha ouvido falar neste lugar. Obrigado pela informação.

  • Ione Giamboni04/06/2013 em 09:01

    Sempre tive vontade de conhecer este lugar maravilhoso. Pretendo ir este ano. E parabéns ao Bernardo Paz pois se todos os empresários tivessem atitudes parecidas o mundo seria muito melhor.

  • Cida Antonello13/03/2013 em 00:12

    Estivemos em janeiro nesse paraíso e ficamos encantados com essa maravilhosa de conexão entre natureza e arte.

  • marilia28/02/2013 em 22:36

    Inhotim e muito fantástico…vale a pena conhecer…

  • Ana Boucinhas30/09/2012 em 02:24

    Realmente também não entendemos a falta de divulgação dêste espaço fantástico.

  • Carmem Silvia Amorim25/08/2012 em 11:24

    Nunca tinha ouvido falar deste lugar maravilhoso !!!! Obrigada por ter me apresentado.

  • Adicionar comentário