Istambul

 

Istambul é a cidade mais populosa da Turquia, assim como seu centro cultural e financeiro. Localizada em ambos os lados do estreito de Bósforo, com parte na Ásia e Europa. A população de Istambul é estimada em entre 12 e 19 milhões de pessoas, tornando-se também o maior da cidade da Europa e uma das maiores do mundo.

O Verão em Istambul é geralmente quente, com média esperada em torno de 27º C durante o dia e 18º C à noite. Elevados níveis de umidade relativa pioram a sensação de calor. Espere temperaturas de até 35° C para os dias mais quentes do ano. O verão também é a estação mais seca.

O Inverno em Istambul é frio e úmido em média 2º C durante a noite e 7º C durante o dia e, embora raramente faça abaixo de zero durante o dia, altos níveis de umidade relativa do ar e o vento podem fazer a sensação de frio aumentar. A neve que ocorre quase que anualmente é comum entre os meses de dezembro e março.

No final da Primavera partir da segunda metade de maio para a primeira quinzena de Junho, e início do outono, a partir da segunda metade de setembro para o primeiro semestre de outubro, são muito agradáveis e, portanto, as melhores épocas para visitar Istambul, pois não é nem frio e nem quente, e ainda ensolarado, embora as noites possam ser frias e as chuvas sejam comuns.

Turismo e pontos turísticos em Istambul

Com seu longo histórico no centro dos impérios, Istambul oferece uma grande variedade de locais históricos e religiosos como pontos turísticos. A maior parte destes monumentos antigos remonta ao tempo dos romanos, bizantinos, otomanos. Entre os principais pontos turísticos históricos estão Hagia Sophia, Topkapi Palace, Sultanahmet Mosque (Mesquita Azul), e Igreja de São Salvador.

Ao norte da península da cidade velha, do outro lado do “Chifre de Ouro”, está Gálata, coroada pela Torre Galata. Istambul moderna, com suas exposições de arte contemporânea da Turquia, está na margem do rio nas proximidades de Karaköy.

Do outro lado do Bósforo, para o leste, é o lado asiático, centrado em torno dos bairros históricos de Kadıköy e Üsküdar. A sudeste da cidade, na costa sul da Ásia está um arquipélago de nove ilhas sem carros, caracterizada por impressionantes mansões.

Foto: Sultanahmet Mosque
Foto: Hagia Sophia

 

Comentário 1

  • Nicolau Sarquis08/09/2012 em 22:21

    Istambul está na minha fila para as próximas viagens. Ansioso para chegar logo.

  • Adicionar comentário