Inação X Depressão

 

Vou começar o nosso papo de hoje com uma velha pergunta:  ” O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?’’. Pois  é, difícil de responder!

Na Melhor Idade a dúvida que paira é: o que vem primeiro a inação ou a depressão? Quando chegamos nesta fase da vida ocorrem mudanças significativas nos sistemas do nosso corpo. Muitas vezes é o sistema músculo-esquelético que dá sinais de cansaço primeiro, e aí vem aquela dorzinha chata ou um cansaço que antes não sentíamos, e neste momento fazemos valer a lei do menor esforço: “vou parar de me exercitar porque dói ou canso”.

É aí que mora o perigo, quanto menos a gente faz, menos a gente quer fazer. Continuando com esse pensamento da inação, logo estaremos entrando na depressão, porque vamos cada vez mais nos isolar e ficar parados no nosso mundo particular, na nossa zona de conforto sem sofrer as interferências do cotidiano.

Por outro lado, quando é a parte emocional e intelectual que se sente ameaçada vem a depressão. Um exemplo bem típico desta fase da vida é quando a pessoa põe em dúvida a capacidade de resolver problemas ou executar tarefas que antes tínha total autonomia para realizar. À partir daí a sensação de insegurança toma conta da pessoa, e cada vez mais ela executa um número menor de tarefas com medo de errar ou ser criticada. Está instalada aí, a inação.

A atividade física auxilia nos dois processos. Quando nos movimentamos utilizamos os músculos e as articulações, e de acordo com o grau de dificuldade do movimento proposto utilizamos mais o nosso intelecto.

 

Foto: Divulgação

 

 


 

 

Comentários 2

  • Maria Eugenia Cerqueira19/06/2012 em 00:39

    Concordo em gênero, número e grau…Exercício é bom para o corpo e para a cabeça!! Ótimo, teacher!

  • roberto moreira18/06/2012 em 14:14

    Gostei muito da abordagem, Eu acredito que muitas Pessoas nao fazem idéia de quanto é importante praticar qualquer Esporte.

  • Adicionar comentário