Hidratação no Inverno

 

Inverno a estação de cuidados redobrados com a pele.

O inverno é a estação de recuperação dos estragos que o sol causou a pele. A mudança de temperatura externa com a interna causa estragos que com cuidados podem se transformar em benefícios. O frio provoca uma circulação mais lenta, faltam suprimentos e oxigênio, assim a regeneração fica mais lenta deixando a pele sem viço e com aparência envelhecida.

Dentro da casa por falta de umidade a pele resseca e pode até escamar. Estes processos desgastam a pele e modificam as funções normais. Estresse, sensibilidade, ressecamento são os danos que se não cuidados podem permanecer para sempre. Para manter a pele bonita e saudável durante o inverno é recomendável tratá-la. Primeiro restaurar a barreira hidro-lipídica, proteger e equilibrar, nutrir e hidratar.

Foto: Divulgação

HIDRATAR

O primeiro passo é repensar na rotina diária de cuidados. Esta rotina deve se adequar a seu estilo de vida. Marque antecipadamente o que e quando você vai iniciar os cuidados. Uma vez resolvido você vai adorar fazer isto, imagine que os homens perdem preciosos minutos em se barbear e nós? Dedicamos os mesmos minutos em se cuidar. Assim como plantas nossa pele precisa de constantes cuidados de fornecimento de nutrientes, água e elementos que por causa da poluição ambiental estão faltando. Mas nada penetra quando a pele está suja por isso o primeiro passo é limpar.

5min para estar com a pele cuidada:

1. A limpeza deve ser feita com produtos que não contenham álcool e nenhum gel pode ser usado durante este período, porque ao evaporar vai retirar a água da superfície. O sabonete está descartado como higienizador da pele da face, leites, emulsões, cremes e hidrolatos são os produtos que podem retirar da superfície as sobras dos poluentes. Este processo leva só 2 min do seu tempo. Em seguida você deve retirar os resíduos com um tônico ou chá de gengibre para peles cansadas, camomila para peles delicadas.

2. Hidratar é o segredo de manter a pele saudável durante o inverno. Os hidratantes são baseados principalmente em três tipos de ingredientes: umectantes, emolientes oclusivos (muitas vezes têm propriedades emolientes e oclusivas juntas).
Umectantes, como o ácido hialurônico ou uréia, mantém a nossa pele hidratada, atraindo água para a superfície (epiderme). Umectantes ajudam a atrair a umidade do ambiente, bem como da derme para epiderme. Emolientes como manteiga de carité ou as manteigas brasileiras que fazem maior sucesso.

 

CUPUAÇU e AÇAÍ

Foto: Divulgação

 

Manteiga de cupuaçu e manteiga de açaí são as estrelas desta época. Suavizam a pele, aumentam a sua capacidade de reter umidade e criam uma camada protetora sobre a pele para evitar que haja desidratação.Com a pele limpa e seca aplique um creme sempre de baixo para cima, e 2min é o que você vai precisar para colocar um protetor, assim em 5 min você cuidou e protegeu a pele do envelhecimento precoce.

Oclusivos são os ingredientes hidratantes que fornecem uma camada protetora na superfície da pele para evitar que ela perca a umidade. Baseados em produtos os umectantes são geralmente recomendados para combinação de tipos de pele oleosa e, ao mesmo tempo são bases de produtos oclusivos para os tipos normais e secas. No entanto, no inverno a nossa pele sofre modificação.

Foto: Divulgação

 

A pele oleosa se torna normal, enquanto a pele seca se torna muito sensível e muitas vezes irritada e escamosa. É bom procurar produtos hidratantes mais pesados do que no verão, com ingredientes como gelatina, silicones, óleos de plantas, manteiga de karité e óleo de amêndoa. Cuidados especiais devem ser dados aos tipos de produtos escolhidos. É melhor usar produtos mais leves para o dia e umectantes e nutrientes à noite para manter e restaurar “o nível de umidade”.

3. Não esqueça os lábios e as mãos. Normalmente, os lábios e as mãos sofrem mais durante o inverno. Lábios ficam doloridos e rachados e mãos ficam secas e escamosas. Para os lábios, use um batom á base de manteiga de karité. A pele das mãos é mais fina do que do resto do corpo as mãos estão entre os primeiros sinais de envelhecimento.

Uma receita natural rica em lipídios e vit. A e E, elas podem ajudar a manter a pele das mãos brilhante e saudável.

 

RECEITA

Misture :
2colheres de sopa de óleo de coco
1colher de café de azeite
1colher de sopa de aveia em pó
Bata até formar uma pasta .

Aplique nas mãos e cubra com toalhinha pequena quente embebida em água quente .Deixe por 6 min umidificando a toalhinha quando esfriar.

Foto: Divulgação

 

 

 

Comentários 4

  • izara n.leal14/08/2014 em 22:16

    Ala, você esta fazendo grande falta na tv. por favor volte para nos ensinar tantas receitas maravilhosa que sò vc. têm, fora seu charme e simpatia sabedoria carisma, etc…Por favor precisamos de pessoas inteligentes e inteligente como vc. abraços, Izara

  • neua15/05/2012 em 20:16

    Cade vc, ALA SZERMAN? Vc precisa de aparecer nos programas de tv. Adoraria te ver com as suas dicas de beleza…abraços…!

  • Regina Raia15/05/2012 em 19:09

    MARAVILHOSO…..bjs

  • Joama14/05/2012 em 21:39

    Muito util esta receita. Efacilimo de fazer

  • Adicionar comentário