Ambição nua

 

Foto: Divulgação

A Geração Editorial tem o privilégio de lançar o livro, do consagrado biógrafo e historiador inglês Jad Adams. Em seu livro, Adams explora todos os âmbitos da vida de Gandhi, focando na vida política, social, espiritual, familiar e sexual do líder indiano. Em seu livro, Adams afirma que a busca pela santidade não está imune a falhas. Tudo isso utilizando material inédito, tornado disponível apenas recentemente, incluindo o relato mais explícito já feito dos experimentos sexuais do Mahatma com as esposas dos seus seguidores e com as suas sobrinhas-netas adolescentes. Uma narração primorosa, elegante e concisa sobre um dos principais personagens do século XX.

Grande líder político e espiritual do movimento de independência da Índia, pioneiro da resistência não violenta conseguida através do estímulo da desobediência civil em massa, referência da Índia como “pai da nação”, Mohandas K. Gandhi inspirou movimentos de direitos civis e de liberdade política ao redor do mundo. Sua figura ficou conhecida como um líder político e espiritual, com ações que marcaram a humanidade e se tornaram exemplos para gerações.

Sua mensagem de paz e amor, seus atos revolucionários pacifistas e sua ideologia são propagados no mundo até os dias atuais. Mas, por trás dos holofotes, quem de fato foi o grande líder indiano? No ponto de vista público ele era um santo, mas quando analisado no âmbito privado pode ser classificado com verdadeiro tirano.

Esta nova e controversa biografia revela o homem por trás do Mahatma e expõe a ambição ardente de Gandhi, sem incorrer na apologia das demais obras sobre o libertador da Índia, mas também sem questionar a santidade pessoal do grande apóstolo da não violência. Jad Adams nos mostra as múltiplas facetas de Gandhi: sua surpreendente autodeterminação; o empenho incansável com que recriou sua própria imagem, de um londrino a um sábio seminu; o modo impiedoso e até cruel com que sacrificou a sua família em nome dos seus princípios; e o seu papel na tragédia sangrenta da partição da Índia.

Foto: Divulgação

Ao delinear a carreira de Gandhi, o autor explora as muitas contradições deste homem extremamente complexo: um pacifista obstinado, mas cujo tratamento dispensado à sua esposa e filhos chegava aos limiares da crueldade; um abnegado asceta que pregava as virtudes da castidade no casamento e, no entanto, vivenciava um alto grau de contato íntimo feminino; um político radical cuja resistência ao racismo e apreciação dos valores de todas as religiões demonstra uma tendência moderna, mas cuja visão da Índia era a de uma pequena nação quase medieval, sustentada pela agricultura, fiação e tecelagem.

Gandhi – Ambição nua apresenta as realizações, a filosofia e o legado — tanto político quanto espiritual — de um homem cuja vida realmente mudou o mundo.

Foto: Divulgação

Adicionar comentário