Flavio Romano

 

Flavio Romano Scognamiglio participou do evento de lançamento fashion na Claudetedeca, sendo o único representante do sexo “forte”: o bendito entre as mulheres! Repetia o que sempre vivenciou em casa de seus pais, pois é filho homem único, no meio de cinco irmãs! Nascido sob o signo de Leão dominou o ambiente, reinando com fair play e distribuindo charme e simpatia. 

Como descrever uma personalidade tão cheia de facetas? Empresário da área de abrasivos para granitos, mármores e cerâmica, exímio pianista, compositor, amante das artes, do mar e do sol, é melhor ler o que ele próprio falou a seu respeito, como segue:  “Consegui conciliar a atividade de empresário com a de músico, que veio bem depois, mas que preenche um lado espiritual em minha vida, que é o mais importante. Acho que toda pessoa pode tentar conciliar seu trabalho com outra atividade voltada à arte, ou ao lazer. 

A pessoa se tornará mais interessante para si e para todos os que conviverem com ela, se pintar, fizer esculturas, criar bichos, cultivar flores, tocar violão ou outro instrumento, praticar Yoga, visitar enfermos, creches ou asilos e assim por diante. Sempre é tempo para começar… 

Em meu caso, em certo momento da minha vida, percebi que, além de me dar um grande prazer compor minhas músicas, eu poderia usar esse dom (privilégio divino que recebi, talvez até sem merecer) para beneficiar muitas pessoas, o que me impulsionou mais ainda para a Música. 

Assim, sinto-me feliz e recompensado quando percebo que, através da Música posso tocar o coração das pessoas, elevando seu estado de espírito e trazendo-lhes um bem-estar, tão importante nesses dias atuais de stress elevado. 

Não tenho poderes, por exemplo, para resolver os problemas do trânsito em São Paulo mas, com certeza, um CD no carro consegue amenizar este sofrimento. 

Tenho realizado várias apresentações e concertos clássicos ultimamente. Os mais recentes foram no Museu da Casa Brasileira, Auditório do Ibirapuera, SESC Pinheiros e Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, acompanhado da Orquestra Metropolitana.

O pianista Marcelo Elias é o arranjador das minhas composições “World Music”, com quem já gravei três CDs (Poema do Agradecimento, Momentos Preciosos e Partidas e Chegadas). 

O Maestro Rodrigo Vitta é quem faz os arranjos e orquestração das minhas músicas em versão clássica e com quem gravei o CD clássico O Voo da Gaivota

Estou atualmente compondo meu 5º CD, que não tem nome ainda, com o Marcelo Elias. Como amante das artes,  dou apoio a uma associação na periferia de Mogi das Cruzes, denominada AJPS  através da qual, nos dias de hoje, 250 jovens estudam gratuitamente música, dança clássica e contemporânea, teatro, circo, malabares, e outras artes. 

Não foi uma tarefa tão árdua, a organização desta entidade. Bastou construir uma área para os vários cursos, contratar professores de bom nível e manter a associação ativa, com uma pequena ajuda mensal.  Existem muitos empresários de posses e bem intencionados que podem fazer isso, mas às vezes nem sabem por onde começar.

“Meu pai e minha mãe tocavam piano. Dona Flora, hoje com 100 anos, ainda toca muito bem Chopin.” 

Em entrevista para a revista Yachtbrasil Motorboat filosofa: “Minha música não é simplesmente para ser ouvida, mas também para ser sentida”. 

Para a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, complementou: “Gostaria que minhas composições fossem divulgadas no mundo inteiro. Não tenho intenção de ganhar dinheiro. O que quero é tocar o coração das pessoas”. 

Realmente Flavio consegue fazê-lo com suas músicas e quem quiser ser abduzido, como descreveu uma de suas fãs, por melodias encantadoras pode adquirir seus CDs nas lojas da Livraria Cultura, Livraria da Vila e Livraria Clássicos ou ainda através do site oficial www.flavioromano.com.br 

 

 

Comentários 12

  • DIDI BEGO21/08/2014 em 12:34

    SR FLÁVIO
    A convite de minha querida amiga RENATA DE ALMEIDA , mãe de ELIANA , tive o privilégio de participar do lançamento do CD GERAÇÕES ,ontem , no MUSEU DA CASA BRASILEIRA .
    Ambiente elegante e música que fala ao coração e a alma…
    Parabéns ! Minha amiga ELZA ZERNIK e eu agradecemos a oportunidade de tê-lo conhecido
    Didi Bego

  • Virginia Adriano11/07/2012 em 23:31

    Flavio querido,
    Parabéns pela sua entrevista!!!!
    Inteligente, sensível, ESPECIAL, como é, não poderia ter sido diferente….
    Eu, fui a fã abduzida pela sua música….
    Ela nos traz paz, nos faz pensar ,e passarmos a um estado de espírito realmente muito elevado.
    Aconselho a todos vocês ouvirem suas músicas e, se permitirem ser transportadas à um outro plano….
    Diante de um mundo tão materialista, onde as pessoas se transformaram em seres petrificados, encontrar um homem com toda esta sensibilidade , é um privilégio.
    Obrigada pela sua amizade.
    Bjs
    Virginia Adriano

  • Ana Paula Menezes06/07/2012 em 15:58

    Conheci o Flávio em SP, onde fui apresentada ás sua músicas, não posso deixar de resgistrar o talento e a sensibildade desde músico que com as suas músicas consegue tocar a alma das pessoas que estão vivenciando momentos de intensa dor e stress emocional, tenho usado as sua músicas c/ pacientes graves e tbém na minha vida…e c/ sua ajuda tenho conseguido amenizar o sofrimento desdes pacientes.
    Parabéns Flávio, vc é um talento!!!
    Ana Paula Menezes

  • Márcia Morelli06/07/2012 em 11:04

    Querido amigo!

    Parabéns pela entrevista. Fiquei conhecendo um pouquinho mais sobre você e gostei!! Sua música é eterna. Ela nos transporta para lugares tranquilos, paradisíacos. Sempre que a ouço me sinto como se estivesse em frente ao mar, com a brisa tocando meu rosto. Acho que a música te escolheu para traduzí-la e você se entregou de alma e coração, por isso o sucesso.
    É muito bom ter um amigo tão ilustre! bj

  • Maria Elisa De Marchi Gherini Stephan06/07/2012 em 08:46

    Querido primo
    Mais uma vez fiquei encantada com suas palavras. Você realmente está fazendo parte deste grupo de pessoas que, ao invés de sòmente criticarem a situação do mundo, estão dando a sua colaboração para que pouco a pouco o mundo se torne cada vez menos materialista e mais espiritualizado. Parabéns, continue com essa força. Beijos

    Maria Elisa

  • Cleo Marques06/07/2012 em 00:31

    Flavio, essa pessoa maravilhosa,que emociona os apreciadores de uma boa música .Parabéns amigo querido!

  • patricia pimenta05/07/2012 em 16:11

    Flavio e sua musica maravilhosa, conseguem realmente tocar a alma das pessoas…
    Amigo querido, eu continuo esperando anciosa suas novas composições, que fazem parte do meu dia a dia…beijos e saudades

  • patricia pimenta05/07/2012 em 16:09

    Flavio é um ser humano diferenciado…e através de sua musica maravilhosa, consegue realmente tocar a alma das pessoas…
    Amigo querido eu continuo torcendo por ele….

    • Flavio Romano17/07/2012 em 21:24

      Patricia agradeço a gentileza de seus comentários e recebo-os sempre com muito carinho ao longo de todos os anos em que nós nos conhecemos. Abraços Maria Eugenia

  • ana maria05/07/2012 em 08:37

    Muito boa materia, a musica do Flavio realmente e otima de se ouvir!

  • Eliane Novaes05/07/2012 em 01:13

    Flavio eh um exemplo de ser humano. Tenho orgulho de conhece-lo e cada vez mais o admiro. Empresario , homem de negocios tremendamente ocupado que achou tempo para entregar sua alma para a musica onde consegue em suas composicoes expor todo amor que tem dentro de si. Sua musica ‘Flora’ que dedicou a sua mae consegue nos transportar a uma outra dimensao. Parabens Flavio

  • Adicionar comentário