Fitness 60

 

Houve um tempo, nos anos 80, quando as mulheres investiam na sua aparência saindo até na hora do almoço do emprego, só para fazer os 30 minutos de atividade física. Jane Fonda revolucionou a home fitness e se tornou um grande sucesso, introdutora desta modalidade mesmo já sendo uma atriz famosa abriu espaço para as mulheres se cuidarem. Agora, quase 30 anos depois ela lança um vídeo destinado a baby boomers que querem manter a forma para que eles possam recuperar a beleza do corpo e brincar com seus netos.

“Percebi que ninguém está fazendo vídeos para pessoas como eu, que não conseguem fazer agora o que eles costumavam fazer… ou talvez pessoas que nunca exerceram em suas vidas. Nunca é tarde demais. Quando você envelhece seu cérebro encolhe, mas por ficar fisicamente ativo, você pode minimizar o encolhimento do cérebro e adiar o Alzheimer e coisas assim.” – Jane Fonda.

Foto: Divulgação

 

Se você tem 60 ou mais, provavelmente cresceu com a ideia de que a transição da meia-idade em idosa, status que significa diminuir o passo. Toda vez que você tem dificuldade de exercitar-se sempre existe alguém com as frases prontas: “Paciência, você não é tão jovem como você costumava ser”. A verdade é que as dores dos pós-exercícios parecem um pouco piores do que o habitual.  Pesquisas mostram que apenas 32%  dos adultos maiores de 65 anos seguem um plano de exercício físico regular.

Sabemos que o declínio físico associado com o envelhecimento não é simplesmente o resultado do processo de envelhecimento. Em muitos aspectos, é um produto de tornar-se menos ativa à medida que envelhecemos. Em outras palavras, não é o envelhecimento que nos obriga a ter calma, mas sim os hábitos adquiridos durante anos. O corpo humano é muito melhor em reparação e manutenção de si mesmo quando bem condicionado aos exercícios e boa alimentação. Enquanto você se move o principal fator para problemas relacionados à idade, como perda de massa muscular excessiva, densidade óssea se deteriorando, declínios e as dificuldades com equilíbrio e flexibilidade. Estamos dizendo que, com um pouco, mas pouco mesmo de esforço bem planejado, você pode fazer seus “anos de declínio” ficarem estacionados por muitos anos.

Se você permaneceu ativa e continuou a se exercer na meia idade, provavelmente conhece bem o seu corpo o suficiente para reconhecer seus pontos fortes, suas limitações naturais e as áreas onde você deve melhorar para melhorar suas funções. Mas se ele tem sido um tempo desde que você tenha feito muito exercício ou atividade física regular, ou você não tem certeza se certos problemas que você está tendo são “normais”, é fundamental começar com uma boa avaliação de onde você se encontra agora. Esta será a sua base para montar um exercício eficaz e plano de atividades.

Foto: Divulgação

 

Comece com a atividade escolhida por 20 minutos e você vai aumentar progressivamente até chegar à uma hora de prática, mas cuidado devem ser evitadas atividades que sobrecarreguem as articulações, sobretudo atividades que envolvam saltos e quedas. Consideramos de vital importância a realização de 30 minutos diários de atividade física, já que diminuem em 34% os riscos de envelhecimento precoce. No inicio é difícil e “chato”, mas o seu corpo vai começar liberar os hormônios “positivos” de bem estar e prazer. Depois de uma atividade física, o prazer é enorme!!!

 

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