Mãos…

 

Muitas pessoas cuidam da aparência do rosto, esquecendo-se do pescoço, colo e mãos, regiões que acabam revelando a idade. Hoje também existem vários tratamentos que melhoram manchas, rugas e flacidez destas áreas, tornando-as mais semelhantes ao rosto.

As mãos merecem também, muito cuidado, uma vez que sofrem ação do tempo (envelhecimento cronológico), ação do sol (foto-envelhecimento) e ação dos agentes químicos que constantemente entram em contato, e que no mundo de hoje não são poucos.
As queixas mais comuns no consultório são: manchas (melanoses solares), flacidez, perda de volume que deixa mostra veias e tendões e as dermatites.

Foto: Divulgação

Atualmente a dermatologia dispõe de diversos meios e tratamentos para retardar o envelhecimento cutâneo das mãos e para melhorar sua aparência. Você, com certeza, já deve ter ouvido alguém falar em “manchas senis”. Elas são popularmente chamadas assim porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. Na verdade, estas manchas não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos.

O tratamento mais indicado nestes casos é o peeling de ATA. Ele é aplicado em toda a superfície das mãos pra tratar não apenas as melanoses, mas também a flacidez e a pele como um todo. É necessário que um preparo da pele com um creme despigmentante 15 dias antes e depois o paciente é orientado a hidratar, usar uma luva com proteção solar e não expor a região tratada ao sol por 30 dias.

Podem ser necessárias de uma a três aplicações. Uma alternativa para quem não quer passar pelo inconveniente de ficar 30 dias sem expor a região ao sol é a luz intensa pulsada (ACTIVE). Este tratamento consiste na aplicação de uma luz em toda a região uniformizando a coloração da pele e rejuvenescendo. Podem ser necessárias até cinco aplicações.

A combinação dos dois tratamentos é mais eficaz do que qualquer um deles isoladamente e permite muitas vezes que o resultado seja obtido numa única aplicação. Perda de Volume (veias e tendões aparentes). Neste caso, o preenchimento com ácido hialurônico ou a bioplastia com PMMA (polimetilmetacrilato) consegue recuperar o volume perdido com a idade.

Foto: Divulgação

 

Por Bianca Gastaldi

 

Comentário 1

  • Maria regina guadahin14/08/2013 em 23:23

    Gostei muito,da materia gostaria de saber o endereço da dra bianca

  • Adicionar comentário