Emmanuelle Riva

 

Aos inconformados com as intempéries do tempo, a atriz Emmanuelle Riva dá um tremendo exemplo de garra e entusiasmo do alto dos seus 85 anos.

Ser indicada para receber o maior prêmio do cinema internacional, quase quatro décadas depois de ter entrado na decantada terceira idade é o exemplo maior do bom aproveitamento do tempo.

Estrela de primeira grandeza, Emmanuelle vem colecionando premiações em sua brilhante carreira. No Festival de Veneza em 1962, com sua Therese Desqueyroux, saiu-se consagrada como melhor atriz. Em Hiroshima, fora indicada como melhor atriz estrangeira. A Los Angeles Film Critic Association e a Boston Society Film Critics concederam-lhe prêmios especiais.

O novo século não foi fator impeditivo para a continuidade do seu trabalho. “Médée”, “One Man and His Dog”, “Le Skylab” fazem parte de suas recentes participações cinematográficas. Mas é com o filme Amour, do diretor austríaco Michael Haneke que a incrível Emmanuelle está concorrendo ao famoso Oscar de melhor atriz.

Foto: Divulgação

Para levar às telas o personagem Anne, uma anciã em deterioração física e moral, a diva Riva precisou munir-se de sua paixão pela arte, pois na vida real encontra-se afastada dos dramas ali interpretados. A dificuldade em segurar o personagem, levava a saudável Emmanuelle a dormir algumas vezes no local das filmagens, a fim de ficar em contato permanente com a “sua” debilitada Anne.

Claro que o tema tratado irá merecer reflexões, emocionando o público com o afeto recíproco de um casal que atravessou uma vida em comum  e que se auxilia mutuamente no derradeiro momento.

Lágrimas, argumentações e discussões ficarão a cargo da sensibilidade dos espectadores. Para nós, fica a enorme torcida para que Emmanuelle Riva com a sua graça receba triunfalmente o grande presente no dia do seu aniversário. Afinal de contas, completa 86 anos, exatamente em 24/02/2013.

Foto: Divulgação

 

Comentário 1

  • Jacqueline21/04/2014 em 17:35

    Eu gostaria apenas de saber se voce sabe o quanto eu aprendi com a sua sabedoria Espero estar de volta rapido com a leitura de mais artigos.

  • Adicionar comentário