Dia Mundial do Turismo

Reflexões para o Dia Mundial do Turismo 

O mundo pode se abalar economicamente, mas nem por isso as pessoas estão deixando de viajar e fazer turismo. Pelo menos é o que indicam as estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), que prevê um crescimento mundial do setor de 4%, em 2012. No Brasil, temos motivos para celebrar o Dia Mundial do Turismo comemorado dia 27 de setembro, pois o brasileiro está viajando e gastando mais.

No entanto, ainda temos muito de desenvolver o segmento. Falta-nos infraestrutura moderna, carecemos de mão de obra qualificada, sofremos com a alta carga tributária e ficamos aleijados pela burocracia excessiva. Um contraste gritante com a nossa natureza exuberante, uma cultura rica, uma diversidade étnica incrível, uma culinária espetacular e um povo acolhedor. Vantagens difíceis de ser ver em outro país.

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o Brasil deu importantes passos, a partir da estabilização econômica, da liberalização do mercado e da desestatização de áreas que encontraram melhor desempenho sob gestão privada (como telecomunicações, rodovias e aeroportos, que entraram no regime de concessão). Mas ainda há muito por realizar.

A sociedade civil, os profissionais e empresários do setor, por sua vez, precisam se organizar e valorizar o setor turístico como fonte de riqueza e desenvolvimento. Muitas cidades vivem tão somente do turismo e outras crescem economicamente com ele, o que resulta em melhor qualidade de vida dos habitantes. Por essas e outras razões, o turismo deveria ser tratado com muita seriedade.

Pelo Dia Mundial do Turismo, também Dia do Bacharel de Turismo, abraço cada um que atua nesta atividade que tem importantes reflexos culturais, econômicos e sociais. 

Julio Serson – Presidente do Grupo Serson, ocupa o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), tendo já ocupado o cargo de presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP). É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com especialização em Hotelaria pela Universidade de Cornell, nos EUA.

 

Adicionar comentário