Dia Mundial do Pão

No Dia Mundial do Pão, saiba escolher o seu

Com tantas opções nas gôndolas, a dica é saber o que seu corpo precisa

Comemoramos dia 16 de outubro o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos do mundo, presente em praticamente todas as mesas. Com a evolução das receitas, porém, a cada dia surge um tipo diferente do pão e na prateleira do supermercado estão dezenas de opções light, integral, com grãos, com iogurte… Para saber qual é o pão ideal para você, a nutricionista Vanderli Marchori dá algumas dicas. A primeira delas é saber exatamente o que seu organismo precisa e adequar o pão ao seu tipo de dieta.

Um dos mais procurados atualmente é o Pão Light, talvez pela associação da nomenclatura com o emagrecimento. É importante observar, porém, que para ser considerado “light” a exigência é que o produto tenha redução de 25% em pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, não especificamente em calorias. “Isso significa que você não vai necessariamente emagrecer se trocar o pão tradicional pelo pão light, mas você pode ajudar a controlar sua pressão escolhendo um pão com 25% menos sódio, ou seu colesterol com 25% a menos gordura”, explica a nutricionista.

Foto: Divulgação

O Pão Integral, por sua vez, é aquele produzido com a farinha integral, na qual os grãos de trigo são triturados inteiros, diferente da refinada, que exclui a casca e o gérmen. Esses dois componentes oferecem vitaminas do complexo B, sais minerais, fibras, proteínas e gordura e, por isso, o pão integral nos deixa satisfeito por mais tempo, o que pode favorecer o emagrecimento. Também é importante ressaltar que a quantidade de fibras no pão integral é superior, o que facilita a digestão e o funcionamento do intestino, mas que este tipo de pão, por ser mais completo, não é necessariamente menos calórico.

Por fim, temos o pão com grãos. “O que mais chama a atenção na embalagem é o número, que vai desde sete até 15, mas o que é importante destacar é que não importa o número, mas a qualidade e as características de cada grão” ressalta Vanderli. A linhaça, por exemplo, auxilia no sistema digestivo, deixa a pele mais bonita, tem componentes antioxidantes e anticancerígenos, é um poderoso desintoxicante e tem ômega 3, que limpa as artérias. A aveia, por sua vez, reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial e melhora a concentração, enquanto a quinua ajuda a recuperar e manter os músculos e acelerar o metabolismo.

O comum a todos os pães é o carboidrato, que gera a energia suficiente para o dia-a-dia. Portanto, para escolher qual pão vai te ajudar a manter o pique, leia sempre o rótulo e mantenha seus exames em dia. Assim, você vai entender melhor como funciona o seu organismo e quais são as principais necessidades dele, usando a alimentação como aliada para sua saúde. Escolha o seu e bom apetite!

Foto: Divulgação

 

Sobre o Dia Mundial do Pão:
A International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB) instituiu, há 12 anos, o Dia Mundial do Pão, no dia 16 de outubro. Aqui no Brasil, o consumo é praticamente dividido em pão francês e o “pão de forma”, setor que registrou crescimento de quase 60% nos últimos cinco anos e que é representado pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). Em volume, as vendas do chamado “pão de forma” chegaram a 992 milhões de toneladas em 2011, e o consumo per capita anual chega 5,2 kg.

 

Mais informação acesse o site www.abima.com.br

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