Cuidados Preciosos

 

                                                    Cuidados Preciosos para a Melhor Idade

 

Foto: Divulgação

 

Em nosso último artigo falamos sobre as inúmeras vantagens da bem conduzida Terapia de Reposição Hormonal (TRH). No texto desta semana, aprofundaremos um pouco mais sobre outros cuidados, tão importante quanto ela.

Retomando o assunto TRH, é importante lembrar que se você for uma candidata ao seu uso, terá seus benefícios completos se puder segui-la por pelo menos cinco anos consecutivos. Também, há uma via de administração e um protocolo de drogas para cada perfil de paciente. Em geral, temos dado preferência para o uso transdérmico, reservando a via oral apenas para os casos em que precisamos melhorar o perfil lipídico sérico. Temos usado doses hormonais baixas, tão logo seja possível.

Sempre que se fala em Melhor Idade, devemos pensar em prevenção de Osteoporose. É claro que as visitas semestrais ou anuais ao seu médico devem ser sagradas, mas no dia-a-dia, lembre-se de consumir ao menos três porções de laticínios pobres em gorduras (desnatados).

Foto: Divulgação

Caminhem ou corram por, pelo menos, 30 minutos ao dia; o impacto do fêmur no solo serve de estímulo para que o cálcio seja aderido ao osso. E, isso é importantíssimo: apesar de toda a campanha contra sair ao sol sem filtro solar, pelo risco de adquirir câncer de pele, escolha um período do dia antes das 10 horas ou após as 16 horas, para se expor aos raios solares sem filtro! A vitamina D, essencial ao metabolismo do cálcio, só é ativada em presença de luz solar, livre de fator de proteção contra raios UVA e UVB (FPS).

Faça musculação. Seu metabolismo estará mais lento nesta fase. A gordura tenderá a ficar acumulada na circunferência abdominal, e este é um tipo de gordura muito prejudicial à Saúde. A solução? Transforme estas células adiposas malqueridas em potentes e proativas células musculares. Uma unidade de massa muscular queima cerca de 1/3 a mais de energia que uma unidade de massa gorda. Isso significa que a musculação, apesar de demandar um gasto calórico relativamente pequeno em uma aula, em linhas gerais, em longo prazo, acelera o metabolismo.

E, já que o assunto é acelerar o metabolismo, que tal uma vitamina C associada a outros antioxidantes para ajudar nesse novo astral que a Medicina Preventiva nos permite? Os antioxidantes: vitamina c, vitamina E, zinco etc. são capazes de varrer de nossos organismos os radicais livres substâncias tóxicas liberadas pela poluição, fumaça de cigarro, enlatados, embutidos, medicamentos etc.

Dessa maneira, otimizam não só nosso metabolismo, mas nossa Saúde de maneira geral. A fórmula antioxidante ideal? Pergunte ao seu médico, sempre!

Um grande abraço!

 

Texto:  Dra. Renata de Camargo Menezes

 

 

 

 

Adicionar comentário