Cross training

 

Muitos iniciantes dedicam-se com entusiasmo a uma rotina de exercícios que, a longo prazo, vão fazer mais mal do que bem à saúde, por mais incrível que isso possa parecer. Movimentos repetitivos podem, eventualmente, ser prejudiciais produzindo lesões. Os profissionais da área esportiva deveriam sempre encorajar os alunos a fazer treinamento diversificado, ou seja, utilizar diversas modalidades de esportes para atingir um condicionamento corporal perfeito e sem riscos. A título informativo, alguns dos benefícios do treinamento diversificado, também conhecido como Cross Training, são lembrados a seguir:

  1. Risco reduzido de lesões – para aliviar o stress de juntas e músculos específicos, a mudança de atividade permitirá ao indivíduo exercitar-se por períodos mais longos e frequentes. Por exemplo, um corredor que sobrecarrega joelhos e parte inferior das pernas, pode começar a andar de bicicleta, nadar e fazer musculação, mantendo um excelente condicionamento sem prejudicar o mesmo grupo músculo – articular.
  2. Melhoria de nível de condicionamento – O treinamento diversificado ajuda a desenvolver a força muscular e a resistência em geral, melhorando inclusive o condicionamento cardíaco.
  3. Diminuição de gordura e aumento de massa muscular – Programas de treinamento diversificado permitem que os participantes se exercitem por períodos maiores e queimem calorias num nível mais elevado, redundando em queima de gorduras, perda de peso e ganho muscular.
  1. Foto: Divulgação

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A mudança na rotina evita a monotonia, uma das causas mais comuns da desistência nas academias. A repetição dos exercícios, a falta de variedade e a lesão levam ao abandono das atividades. Incluindo musculação no início ou ao final de um treino aeróbico, como corrida, bicicleta ou natação, acelera o metabolismo e torna o circuito variado. Uma aula de spinning produz uma queima calórica intensa e muito divertimento, com bastante música e entusiasmo dos instrutores.

Treinos que aumentem a flexibilidade como Yoga e Pilates auxiliam todo tipo de atividade paralela e é aconselhado em todas as idades. Músculos encurtados devido a exercícios intensos tradicionais beneficiam-se com esse tipo de prática que também desenvolve a concentração, o controle da respiração e induz à calma da mente.

Todo exercício é bom desde que feito com moderação. É importante introduzir as atividades esportivas na rotina diária e acompanhar a melhoria do estado geral, disposição e da saúde que por certo se farão sentir.

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