Camelback

Como limpar o Camelback?

Todo fim de semana, na cidade de São Paulo, centenas de pessoas vão às ruas e parques para praticar atividades físicas e muitas dentre elas, para pedalar suas bicicletas. Diversos acessórios são utilizados, dependendo da modalidade esportiva.

Para longas viagens de bicicleta, caminhadas ou corridas sem apoio, o método mais fácil e consagrado de ter hidratação à mão é carregar a água numa mochila própria para este fim, conhecida como camelback.

Como limpar o saco de água: para começar, nada de detergente, todos deixam gosto. Outro cuidado importante é só utilizar água limpa no saco. Nada de sucos, chás e outras coisas. Colocar dentro do saco bastante sal grosso, com um pouco de ar e água. Chacoalhe bastante. O sal raspa as algas e também mata vários bichinhos. Depois disso você lava bem com água de torneira, esvazia e coloca uma colher de sopa de bicarbonato. Coloque um pouco de água e tire o ar. Deixe lá por 24 horas. No outro dia lave e deixe secar na sombra, nunca coloque o seu saco no Sol! Aí pode usar mais uns seis meses antes da próxima limpeza.

Acha muito tempo? Sei de gente que não lava há mais de ano! No começo você se preocupa muito com o estado do saco de água do camelback, depois, você diminui um pouco a frescura. Até porque tudo é limpo, se comparado com corrimões em locais públicos ou com as teclas da máquina de tirar dinheiro no banco. No entanto não custa nada primar pela higiene.

Como Limpar a Mangueira

Pegue um barbante grosso de algodão, quanto mais rústico e simples, melhor. (Na ponta amarre um clipe grosso aberto ou uma agulha de crochê); é só para fazer peso. Desconecte a mangueira do saco e tire a válvula. Enfie tudo na mangueira, o peso e um pouco de linha. Aí você gira a mangueira e a força centrífuga, atuando sobre o peso, o faz puxar a linha até sair.

Ok, agora você tem a mangueira com o fio dentro. Deixa sair sabe lá, um palmo de linha e faz um laço fixo (um nó no meio do barbante). Depois faz alguns nós para deixar passar um pouco apertado na mangueira. Aí vai e volta com esse nó dentro da mangueira. O nó vai raspar as algas sem danificar a mangueira.
Se quiser higienizar mesmo, depois de raspar, deixa a mangueira submersa de molho numa solução de bicarbonato de sódio durante a noite. Seque sem lavar com água. Monta e tá pronto.

2ª opção para limpar a Mangueira:

Material

01 Arame maior do que o comprimento da mangueira
01 Alicate
Um pouco de álcool

Instruções

Agora é só fazer uma voltinha no arame (como se fosse um gancho), embrulhar a gaze no algodão e molhar no álcool.
Prender corretamente a gaze no arame, senão ela solta e fica no meio da mangueira.
Depois é só passar o arame com a bolinha de algodão e gaze por dentro da mangueira e limpar os resíduos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

 

Adicionar comentário