Clos de Tapas

 

Ao acolher mais de cinquenta nacionalidades e brasileiros de todos os Estados, São Paulo traçava seu destino que a levaria a ser um pólo gastronômico mundial.

À rusticidade dos pratos caseiros trazidos pelos imigrantes foram sendo incorporados produtos típicos brasileiros. Lenta e naturalmente foram chegando chefes franceses e italianos que além de valorizarem a culinária como arte e cultura, foram enriquecendo e sofisticando a gastronomia.

Hoje, dentre os melhores restaurantes do mundo, o “Dom”, sob a batuta de Alex Atala ocupa simplesmente o quarto lugar.

A vocação presumida foi alcançada definitivamente. Chefes das mais diferentes nacionalidades estão sendo atraídos, na certeza de aqui encontrarão campos férteis para desenvolverem a sua arte.

Foto: Divulgação

Dentre os renomados chefes recém-chegados, destacam-se Ligia Karazawa e Raul Gimenez Garcia, casal representante da cozinha espanhola contemporânea. Com currículo invejável, a história da dupla daria um romance. Ela brasileira, depois de graduar-se na renomada Escuela Hofman em Barcelona, colecionou experiências pelo que há de mais avançado na nova cozinha espanhola. Ele espanhol, depois da formação técnica na área culinária, apaixonou-se pela alta gastronomia logo no seu primeiro contato profissional, no renomado Oriente de Madrid.

O destino marcou o encontro entre eles no Mugaritz, o incrível restaurante em San Sebastian.

Identificados pela mesma filosofia gastronômica, vieram ao Brasil e se encantaram com as matérias primas aqui encontradas, o tucupi, a carne de búfalo, a tapioca… Mal sabiam o quanto seria importante esta rápida passagem por aqui. Voltam à Espanha e seguem colecionando sucessos, até que o restauranteur Marcelo Fernandes os convida para regerem a cozinha do Clos de Tapas.

Foto: Divulgação

Imagine se esta dupla iria trazer para nós, as clássicas tapas espanholas! A única intimidade entre eles é no tamanho das porções.

Experts em surpreender e sensibilizar, cada tapa parece uma obra de arte e é uma experiência única no sabor.

No uso das ultras modernas técnicas da cozinha de vanguarda brincam com as texturas, surpreendendo os apreciadores da boa mesa.

Uma das maravilhas – o carvão de bacalhau é uma provocação ao visual. Sobre uma crosta negra, miraculosamente feita com polvilho doce, esconde-se uma posta que não poderia ser mais branca. O máximo do contraste.

Foto: Divulgação

Escolhendo uma lula, não é que vêm uns aneizinhos crocantes. A sensação que se tem ao ver o prato, é que a lula está numa boa no seu habitat. Pequenas algas, montinhos de creme simulando areia, hastes finas enroladas e entremeadas com outros elementos marinhos. Não é a toa que o prato chama-se “fundo do mar.”

Sabe aqueles copos com cenouras, pepinos e salsão apresentados como tira gosto? Esquece.  Aguarde a mini horta que vem pela frente. Em uma caixinha branca, tomatinhos, mini cenouras, ervilha torta e mandioquinha crocante brotam em cima de pó de gergelim e pó de cogumelo que você jura ser terra.

Foto: Divulgação

Dezenas de sugestões são oferecidas, variando no sabor e nos componentes. Mas quaisquer que sejam as escolhas, seus cinco sentidos agradecerão. Nas diversas sobremesas, a mesma emoção. Todas lindas, coloridas, artísticas e deliciosas.

A criatividade da dupla é tão intensa que dificilmente o cardápio de hoje será o mesmo no mês seguinte. Se for atrás do carvão de bacalhau, pode ser que tenham resolvido colocar a posta alva num aquário pink. Mas o sabor, a textura e a qualidade estarão intocáveis, e sobrarão aplausos ao visual surpreendente.

Foto: Divulgação

O mesmo efeito causa, quando vemos nossos singelos produtos como a castanha do Pará, o açaí, a uva com roupagens novas abrilhantando as deliciosas tapas.

A cargo de Naoki Otake ficou o projeto arquitetônico do Clos de Tapas. Paredes de pedras, aço bruto e vidro harmonizam-se elegantemente com a extraordinária cozinha contemporânea.

Parabéns a Marcelo Fernandes o “Caçador de Chefes” de Alex Atala à atual dupla Ligia e Raul, o restauranteur vem colecionando sucessos e oferecendo aos paulistanos o que há de melhor na gastronomia.

Foto: Divulgação

Adicionar comentário