Chocolate sem culpa

 

Quantos ovos de Páscoa você ganhou?

Limitou-se a distribuí-los entre as crianças, ou escondeu alguns de você mesma para não cair na tentação de devorá-los na maior alegria?
Tentou-se livrar-se da culpa, perdeu tempo em se poupar do gostoso prazer?

Foi-se o tempo em que o chocolate era um estranho desconhecido na área da saúde. Atualmente, está mais do que comprovado ser altamente benéfico, por fornecer minerais e oligo-elementos importantes: cálcio, ferro, magnésio, fósforo. Vitaminas: A, E várias do grupo B não param aí as vantagens de se comer 30 a 50 grs., de chocolate principalmente o amargo por dia.

Nesta quantidade, o chocolate melhora sensivelmente a sua qualidade de vida, é a conclusão dos cientistas que tiveram seus estudos publicados no Journal of Proteome Research. Segundo os autores, as substâncias antioxidantes nele encontradas contribuem para a diminuição dos níveis de hormônio do stress e o risco de doenças cardíacas.

Pesquisadores anunciam que estas delícias contem substâncias com alto poder de provocar no cérebro sensação de bem-estar e prazer, além de servir como analgésico natural.

E não param por aí as vantagens de se deliciar moderadamente com o chocolate. No cacau foi encontrado o mesmo componente presente no vinho, o flavonóide e pesquisadores também estão investigando outros compostos no chocolate escuro, que podem oferecer benefícios de saúde, tais como a sensibilidade à insulina, redução da pressão arterial e melhora do humor.

Mas já está definido que o consumo de chocolate amargo promove uma série de outros efeitos benéficos ao nosso corpo: 1) aumento dos níveis de óxido nítrico, considerado um dos principais combustíveis para a saúde dos nossos vasos sanguíneos; 2) redução da agregação das plaquetas, ação que é igual à da aspirina; 3) aumento dos níveis do HDL (nosso colesterol bom) entre outras ações antioxidantes; 4) redução de marcadores de inflamação – lembrando que aterosclerose é igual à inflamação; 5) redução da resistência à insulina, facilitando sua ação nas células; 6) aumento do fluxo sanguíneo periférico (nos membros das artérias do coração; 7) redução da pressão arterial;  aumento defluxo sanguíneo cerebral e/ou atividade neuronal durante uma tarefa cognitiva.

Fora o uso externo usado em diversos spas. Aplicado na pele é um importante tratamento cosmético de mantenedor e rejuvenescedor. Mas atenção, por ser preparado com 100% de cacau, seu gosto é terrivelmente amargo.

MAS CUIDADO COM O CHOCOLATE

Por ser altamente calórico, nada de superar a dose diária recomendada, sob pena de conseqüências desastrosas para seu visual.

Foto: Divulgação

 

 

 

Comentários 3

  • Claudia Lima11/04/2012 em 20:32

    Ala, vc acredita que com o chocolate 70 por cento da kopenhagem emagreci 1 kilo da pascoa ate hoje?

  • Rita Gracioli11/04/2012 em 19:55

    Excelente matéria sobre o chocolate do bem,que é o 70% cacau.É uma delícia mas com moderação.

  • Denise B.Bastos11/04/2012 em 13:07

    ESTA É A MELHOR NOTICIA DO SÉCULO !!!!!!

  • Adicionar comentário