Brasilis Playback Theater

 

Dezenas de peças de teatro estão sendo exibidas no momento nos palcos brasileiros. A preferência por artistas e temas, define a composição da plateia.       

Mas desde que Mario de Assis Moura trouxe para o nosso País, a BRASILIS PLAYBACK THEATER, uma nova forma de encenação cênica, passou a ser apresentada esporadicamente no Teatro da Vila e, na data de 27 de julho, felizardos poderão conhecer o incrível teatro do improviso. 

Foto: Divulgação

Inexistem dramaturgos á espera de atores interpretando seus textos. Antes do início do espetáculo, apenas uma grande incógnita pairando sobre os artistas a espera dos seus personagens. 

Da plateia alguém passa um brieffing sobre um fato interessante de sua vida e… abrem-se as cortinas. 

Como se tivessem ensaiado à exaustão o texto, os artistas incorporam de imediato os personagens que irão compor e com a maior naturalidade, o fato transforma-se num roteiro teatral perfeito. 

Iluminação e música fazem parte da dramatização, em fiel harmonia as emoções que vão sendo passadas. Da maneira como fluem as deixas, as movimentações, as entradas e saídas dos atores, chega-se a duvidar de tratar-se de algo improvisado. Tem-se a exata sensação de estar acompanhando uma peça, com todos os diálogos previamente decorados. 

Justificando o período esporádico de apresentações, este espetáculo de espontaneidade artística é normalmente usado como importante ferramenta no trabalho de sensibilização em treinamentos corporativos. De vez em quando, o grupo da uma canja como esta do dia 27. 

O teatro de improviso foi criado por Jonathan Fox, tendo como finalidade, trabalhar situações onde pessoas precisam ampliar suas comunicações, celebrar resultados, superar desafios e fortalecer laços pré-existentes. 

O método tem dado resultados tão significativos, que hoje espalhados pelos cinco continentes, existem simplesmente 60 companhias playbacks. A maior parte dirige-se á área social.

Tecnicamente, cada grupo é formado por um condutor, artistas e músicas que transmitem a atmosfera da história. Para capacitar-se como condutor, o interessado obrigatoriamente deve ser formado na Escola de Playback em New York. 

Depois de participar como artista de um playback na América Latina, Mario Moura apaixonando-se pela proposta, frequentou e formou-se junto à escola do criador e fundou o Brasilis Playback Theater. 

Com parceiros consultores, o grupo compõe o treinamento que está sendo desenvolvido junto aos clientes, sendo dois os tipos de serviços prestados: 

– Apresentação para uma plateia que varia de 100 a 500 funcionários de uma mesma empresa. Durante 01h30min, o assunto “brifado” em reunião com o contratante é dramatizado, levando os espectadores a refletirem sobre o tema e diante da sensibilização provocada expandem as relações em prol do sucesso pessoal e da empresa. 

– Workshop com duração de 3 horas para grupos de no máximo 20 pessoas. Na primeira etapa-jogos de teatro levam a melhoria da espontaneidade e a criatividade. Na segunda fase, os participantes tem a possibilidade de contarem e serem protagonistas de sua própria história. 

“O Brasilis Playback Theater transformou a realização de um workshop de trabalho em uma experiência inusitada e envolvente Ronaldo Picciarelii Consumer Market Insight da Unilever Brasil”, mencionando um das dezenas de testemunhos sobre a eficácia da técnica. 

Por sorte, no próximo dia 27 deste mês de julho, pessoas sem vínculos com qualquer empresa poderão conhecer este incrível trabalho, quando o grupo Brasilis irá subir ao palco do Teatro da Vila. Imperdível a oportunidade de conhecer o teatro de improviso! 

Considerando os projetos de Mario Moura em atuar também na área sociocultural num futuro breve… as chances de assistirem a apresentações fora das empresas irão diminuir. 

Pense nisto e vá imaginando algum fato legal que você vivenciou. Já pensou em ver sua experiência transformada em roteiro teatral? O máximo! A amostra com certeza despertará interesses por parte de futuros parceiros, pois a missão fundamental do teatro de improviso é tornar mais humano o ambiente corporativo.

 

 

A imperdível experiência acontece às 21h no Teatro da Vila – Rua Jericó, 256 

 

Comentários 2

  • Rose02/08/2012 em 16:40

    Gostaria de saber qdo ocorrerão outras apresentações, trabalho com 3ª idade e tenho um pequeno grupo de teatro a experiencia seria muito boa.
    Agradeço antecipadamente
    Roselaine Freitas
    Psicologa Hospitalar

    • Mario de A. Moura03/08/2012 em 14:09

      Olá Rose,

      Obrigado pelo interesse em nosso trabalho.

      A Brasilis se apresenta toda última sexta-feira do mês, no Teatro da Vila, em SP.(Rua Jericó, 256 – V. Madalena)

      A próxima apresentação será em 31/08, às 21h30.

      Seja muito bem vinda!

      Abraços.

      Mario

  • Adicionar comentário