Botin – Madrid

Foi na idade do fogo que o homem percebeu que poderia modificar o sabor dos alimentos que ingeria. Na Grécia e em Roma, as vitórias militares eram comemoradas em grandes banquetes e libações.

Durante séculos, o comércio mais importante do mundo foi o das especiarias, como pimenta, canela, nós moscada, gengibre, etc. Originalmente eram transportadas para Constantinopla, cruzando a Ásia pela rota da seda, e de lá trazidas para a Europa pelos venezianos. Este comércio foi o responsável pelos séculos de pujança econômica de Veneza.

Com a descoberta, pelos portugueses, da rota marítima para as Índias, Veneza perdeu relevância apesar do comércio de especiarias continuarem importante. O gosto das pessoas foi mudando, a ponto de novos alimentos e ingredientes, como o café a cebola e a mostarda.

O Brasil, no século XVII ganha importância, por ser rico em especiarias. Data deste século, a introdução do sorvete, como sobremesa. A partir do século XVIII, caracteriza-se pela consolidação da gastronomia. Durante o governo de Napoleão Bonaparte a culinária Francesa decai e a comida italiana, por ele preferida, ganha importância.

No período pós-napoleônico, a culinária francesa volta, com todo seu requinte e sofisticação, a assumir posição de proeminência.  Nesta época os menus, com pratos franceses, são a marca do crescente número de restaurantes na Europa.

O restaurante Botin, perto da Plaza Mayor em Madrid, fundado em 1725 e, funcionando até hoje, se autoproclama como sendo o mais velho do mundo. A comida e o serviço, até hoje, são de qualidade e quem for a Madrid não deve perder a oportunidade de conhecê-lo, na Calle de los Cuchilleros, 17.

 

Antigo mapa do Restaurante Botin

 

 

Comentários 4

  • Aliete.10/06/2012 em 23:44

    A primeira vez que estive ali ja fazem 60 anos ,mas nao esqueci e voltei la anos depois.Valeu esta lembrança hoje.GRATA .

  • Ana Boucinhas21/05/2012 em 12:36

    Se Modilgiani foi garcon no Botin realmente nao sei .Mas que Goya,antes de ser tornar conhecido foi lavador de pratos na cozinha…tem registros.

  • celia20/05/2012 em 00:06

    …me acuerdo muy bien que estuvimos cenando ahi juntos – buonissimo!!!e voce disse que Modigliani tinha trabalhado como garçon neste restaurante. Até hoje não sei se foi uma brincadeira , ou é verdade mesmo???

  • Flávia Peres02/04/2012 em 23:21

    Gente eu já estive neste restaurante. É emocionante a sensação que dá!

  • Adicionar comentário