Balé fitness

Balé fitness une dança e exercícios em uma só atividade!

Atividade mistura passos clássicos e aeróbicos para queimar gordura

Criado na Itália renascentista do século XVI, o balé exige anos de dedicação intensa para ser praticado com excelência e geralmente aparece associado a espetáculos em imponentes teatros. Pois uma variação do estilo está sendo oferecida em academias paulistanas a quem procura uma atividade física de resultados rápidos. Utilizando variações dos passos da dança, o chamado ballet fitness envolve um circuito de exercícios executados na barra e no chão, finalizados por uma coreografia.

Pliés, por exemplo, viram sequências de agachamento para fortalecer os glúteos. Ao longo de uma hora, trabalham-se diversos grupos musculares, e até 700 calorias podem ser queimadas durante as repetições de movimentos e tempos prolongados de esforço. As aulas são agitadas, sem muito tempo para descanso, e incluem tanto músicas clássicas como hits populares.

Foto: Divulgação

“Certa vez tive uma série de lesões, passei um tempo sem dançar e notei que meu corpo ficou flácido. Como não gosto de musculação, comecei a usar os passos do balé para me manter em forma”, conta a dançarina e educadora física Betina Dantas, criadora do método. Com a receptividade das alunas, ela tem se dedicado nos últimos tempos à formação de professores para levar o estilo a outras cidades.

Como é realizado em postura de balé — com a coluna reta, os braços estendidos e os pés em meia-ponta —, alongamento e equilíbrio são outros benefícios. “Quando comecei a frequentar as aulas, queria apenas uma atividade para relaxar a mente. Mas gostei tanto do resultado que parei por completo com a academia”, diz a designer de acessórios Rossane Segatto, praticante há três anos. “O tônus dos músculos e minha flexibilidade mudaram bastante.”

Outra opção de exercícios com movimentos similares é o Xtend Barre. Presente em diversos países, como Estados Unidos e Austrália, a prática mistura balé com técnicas de pilates. Usando o peso do próprio corpo, as aulas são realizadas na barra ou com bolas e outros equipamentos. “A atividade une postura e fortalecimento muscular com a queima de calorias e a animação da dança”, explica a professora de educação física Audrea Ferro, representante da modalidade no Brasil.

Foto: Divulgação

 

Por Helena Bartho

Comentários 2

  • fatima06/01/2014 em 20:29

    Ola.gostaria d saber d alguma academia em são Bernardo campo com ballet fitness

  • gabriela18/12/2013 em 11:49

    Bom dia gostaria de saber se vcs podem me informar se existe alguma academia com aulas de bale fitness em guarulhos grande sao paulo? muito obrigada bjs

  • Adicionar comentário