Atletas de final de semana

 

Foto: Divulgação

Esporte é sinônimo de saúde e bem estar. Esta afirmação deixa de ser uma verdade universal quando o tema é atleta de final de semana. Estes praticantes correm sérios riscos de sofrerem contusões e lesões musculares. Entorses, lesões no joelho, pé, ombro, coluna, tendinites e distensões musculares estão entre as mais frequentes entre aqueles atletas que utilizam apenas um dia da semana para praticar alguma atividade física.

O fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira,alerta que é necessário, pelo menos, uma frequência de atividades físicas de três vezes por semana para que os efeitos sejam significativos e riscos de lesões sejam minimizados. “Ao contrário do que muitos pensam, na verdade a atividade física aos finais de semana pode trazer mais riscos do que benefícios para a saúde. São constantes os casos de entorses, traumas, lesões e distensões musculares provocadas pela falta de condicionamento físico adequado para determinados esportes como futebol, tênis, corrida, entre outros”, afirma.

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Carlos Eduardo ressalta que, por não manterem um condicionamento físico ou mesmo uma atividade física mais regular, esses “atletas” são mais propícios a sofrerem algum tipo de lesão muscular do que os que já tem como hábito a prática regular de alguma atividade física. As consequências negativas  podem resultar em cirurgias, afastamento das práticas esportivas e longas sessões de fisioterapia para sua reabilitação. “Orientações e bom preparo físico do “atleta” melhorará sua performance e diminuirá os riscos eminentes de lesões musculares durante a práticas de atividades esportivas. Para que esse risco de lesão seja diminuído, recomenda-se praticar atividades físicas regulares com um equilíbrio entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos”, recomenda o diretor.

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O fisioterapeuta destaca que é essencial traçar uma espécie de treino para evitar lesões. “É importante realizar um planejamento para o condicionamento físico e bem estar do individuo. O ideal é intercalar, durante a semana, caminhadas e treinos de corridas, objetivando a melhora da parte cardio-respiratória e, exercícios de fortalecimento muscular como musculação e Pilates, que resultarão no ganho e no aumento da resistência física e aumento de massa magra, proporcionando ao indivíduo um equilíbrio muscular”, conclui.

 

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