Atividade Física

 

Atividades físicas – qualidade de vida às mulheres na terceira idade

 

O exercício físico é essencial para a qualidade de vida, seja para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade. Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, feita em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), aponta que a falta de atividade física afeta o equilíbrio, agilidade e reflexos, principalmente das mulheres na terceira idade.

Segundo a responsável pela área técnica promoção da saúde da secretaria Municipal de Saúde (Semus), Tiemi Kojo, é importante saber a diferença de atividade física para exercícios físicos. “A atividade física é todo e qualquer movimento como a caminhada ou um simples passeio com as crianças na praça. Já o exercício físico é indicado para aquelas pessoas que têm o interesse em perder peso”, explica Tiemi.

Ainda segundo Tiemi, a atividade física previne várias doenças como o câncer de mama, câncer de útero, acelera metabolismo, previne derrames, diabetes, osteoporose, entre várias outras doenças. “Atividade física é qualidade de vida. O ideal é que as pessoas façam pelo menos 30 minutos diariamente, com isso, melhorará a qualidade de vida, saindo do sedentarismo”, explica.

Estudo

O estudo acompanhou cerca de 300 mulheres, com mais de 50 anos, todas sedentárias. Elas foram divididas em dois grupos: um que reunia mulheres entre 50 e 69 anos de idade e outro, mulheres com 70 anos ou mais. Estas mulheres foram submetidas a vários testes físicos, que demonstraram, por exemplo, que a falta de exercícios afeta principalmente o equilíbrio.

 

Foto: Divulgação

 

Fonte: Jornal O Girassol

Comentários 2

  • renata de camargo menezes03/05/2012 em 11:08

    Há aulas de Tai-Chi em Cotia, no Templo Budista Zu-Lai, um lugar lindísimo, aos Sabados. Vale a pena conferir a programação de aulas deste lugar. Muito proximo a Alphaville pelo Rodoanel. Amei o artigo!

  • irma11/04/2012 em 12:45

    poderiam-me informar onde tem aulas ou encontros de tai-chi-chuan? em Alphaville ou S.Paulo ?
    Obrigada !

  • Adicionar comentário