Atitudes positivas

 

Muitas pessoas desconhecem suas próprias possibilidades e potencial.  Chances de sucesso nos outros são visualizadas mais facilmente do que em si próprio. Isso porque o modo de encarar o próximo, em cada situação, é distinta. Existe uma imensa variedade de aptidões e só o que basta é dar vazão ao dom com que cada um foi agraciado.

Os casos de êxito instantâneo, alardeados nos filmes e TVs, servem para reforçar erroneamente o entendimento da incapacidade pessoal de vencer. Na tentativa de divulgar a autoconfiança, pessoas bem sucedidas e ricas, dão “lições” de otimismo alardeando que todos são tão inteligentes quanto eles próprios e que a vida é fácil.

Considerando que a maioria da platéia, ouvinte desses discursos, luta muito e até aquele momento não atingiu o clímax em termos profissionais, sente-se desmotivada e o efeito, a médio prazo, é desestimulante. As pessoas partem em busca de soluções mais imediatas e fáceis, deixando de persistir e batalhar por não acreditarem que podem melhorar com persistência, no que quiserem. Enxergam o fracasso como a prova cabal de que não são possuidores das qualidades necessárias para atingir o topo, não como um sinal indicativo de que devem investir esforços maiores ou tentar outra abordagem.

Estabelecer metas e dar o sangue por elas consiste na chave do sucesso. Aceitar a dificuldade do aprendizado e o foco no que pode ser aprendido ao longo do caminho, ao invés de preocupar-se com perdas eventuais, abre as portas de grandes oportunidades. Crenças limitantes devem ser combatidas. O que pode ser feito de forma diferente, da próxima vez? Buscar novas respostas é a quase certeza de acertar numa delas. A experiência constrói, é duro, mas ensina a viver. Ter sempre esperança no que o futuro reserva, facilita a vida. Resistência, trabalho, fé e alegria de viver são as chaves para estar sempre cada vez melhor. Não importa o tempo que se leva, mas sim como se ultrapassa as pedras eventuais do caminho.

Impor-se diante de si mesmo e dos demais, na certeza de derrotar percalços, esta a verdadeira fortaleza que irá conduzi-lo ao verdadeiro objetivo da vida. Todos são “palestrantes”, pois sempre há algum campo em que o sabor da vitória se fez sentir e quando o que foi feito, ninguém, nas mesmas circunstâncias, teria executado melhor. Basta permitir-se receber as medalhas da vida.

Foto: Divulgação

 

Comentários 4